Segunda-feira, Junho 24, 2024
29.1 C
Lisboa
More

    Grupo Elinga e Henrique Artes levam peças a Festival no Brasil

    Os grupos Elinga Teatro e Henrique Artes estreiam, no Rio de Janeiro, os espectáculos dramáticos “O Armário e a Cama” e “Hotel Komarca”, respectivamente, na IV edição do Festival de Teatro de Língua Portuguesa (Festlip), que se realiza de 21 a 30 deste mês.
    Anacleta Pereira, do Elinga Teatro, disse ao Jornal de Angola que a peça “O Armário e a Cama”, que esteve em cartaz de 3 a 27 de Fevereiro deste ano, é uma comédia “séria” sobre os equívocos do amor e da amizade e cuja trama anda em torno da relação existente entre os intervenientes num triângulo amoroso, composto por dois homens (amigos) e uma mulher.
    A escolha desta temática prende-se com o facto de abordar questões que parecem pouco sérias, mas que envolvem outros aspectos, para além do que é evidente. “Para se ter uma ideia do que é a peça é preciso vê-la e ler o texto”.
    De autoria do dramaturgo José Mena Abrantes e encenada por Rogério de Carvalho, a peça leva à cena cinco actores, sendo três principais – Virgílio “Virgula” Capomba, Ana Bela Vendiane e Adorado Mara – e dois secundários – Nelson Odalisca e Cláudia Mozolelua.
    A caravana do Elinga Teatro segue viagem para o Rio de Janeiro no dia 19. Sendo um dos mais representativos grupos de teatro dentro e fora do país, com mais de 35 peças, o Elinga, que participa pela segunda vez no Festlip, foi criado a 21 de Maio de 1988, dando continuidade a outros grupos anteriores, como “O Tchinganje” (1975-77), o primeiro grupo a apresentar uma obra teatral após a independência, o “Xilenga-Teatro” (1977-1980) e o Grupo de Teatro da Faculdade de Medicina (1984-86), todos dirigidos por José Mena Abrantes. O núcleo fundador era originário do grupo da Faculdade de Medicina, tendo acelerado a sua constituição para dar resposta a um pedido do escritor Pepetela, que tinha sido convidado a representar em Itália a sua peça teatral “A Revolta na Casa dos Ídolos”.

    Hotel Komarca

    O grupo de teatro Henrique Artes apresenta sábado e domingo, às 20h00, no salão multiusos da Liga Africana, a peça “Hotel Komarka”, em antestreia à sua participação na IV edição do Festival de Teatro de Língua Portuguesa (Festlip), no qual tem agendadas três actuações.
    Segundo Flávio Ferrão, responsável do grupo, a peça narra a história de sete detidos que vivem emoções e paixões dentro de uma cela, onde o medo e a coragem pela sobrevivência andam de mãos dadas. Conscientes das dificuldades, os detidos lutam para se evadirem da cadeia, não temendo as represálias, nem o aparato de segurança.
    Esta é a segundo vez que o grupo participa no Festlip, depois de ter levado, em 2008, a peça “Côncavo e Convexo”. A peça “Hotel Komarca” já foi exibida no Festival Internacional de Mindelo 2008, em Cabo Verde, na V Amostra Latino-Americana de Teatro de Grupo 2010, São Paulo, e Theresina no Piaui. Depois do Festlip, o Henrique Artes apresenta-se em São Paulo, no Festival do Dragão 7 do circuito português, que também congrega companhias dos países de língua portuguesa, a decorrer de 8 a 20 de Novembro.
    O colectivo de teatro Henrique Artes foi fundado em Outubro de 2000 por estudantes. Em 2004, sagrou-se vencedor do Prémio de Teatro Cidade de Luanda, no qual foi distinguido com o título de melhor encenação. Em 2005, ocupou o segundo lugar da referida edição e arrebatou os troféus de melhor encenação e melhor actriz, atribuído a Matilde Kibambo.

    in JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden e Trump se enfrentam em primeiro debate na quinta-feira

    O primeiro debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump na corrida à Casa Branca, marcado...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema