Sábado, Dezembro 9, 2023
18.5 C
Lisboa
More

    Gregos erguem cravos vermelhos contra a austeridade

    Um homem de cabelo grisalho empunha um cravo em sinal de protesto. Outros, com ele alinhados, seguem em direcção ao Parlamento. Por momentos, é uma imagem como outras de uma manifestação em Portugal, não fosse o garrido das bandeiras denunciar que é em Atenas o cenário desta marcha contra a austeridade. Enquanto o Governo negoceia com a troika, os gregos contestam o novo pacote de cortes na despesa.

    Várias classes profissionais agendaram para esta quarta-feira uma ofensiva contra o plano que o Governo de coligação de Antonis Samaras negoceia com os credores internacionais para os próximos dois anos.

    Em greve, os funcionários das autarquias atravessaram o centro da capital até à praça Syntagma, frente ao Parlamento, onde esperam não ver aprovados cortes ao financiamento das autarquias. Uma posição de força foi marcada pelo presidente da Câmara de Atenas, Giorgos Kaminis (independente), que aderiu à greve contra a redução de 500 milhões de euros em fundos para o poder local.

    Em sinal de oposição aos cortes que o Governo está pressionado a prosseguir em 2013 e 2014 estiveram também militares aposentados, médicos e professores – estes últimos marchando em separado com alguns cravos vermelhos na mão.

    Não há dados oficiais sobre o número de pessoas que saíram às ruas de Atenas, mas a Reuters referiu cerca de duas mil. Para além dos funcionários autárquicos, também os professores e os médicos estiveram em greve. Segundo a AFP, a adesão nas escolas primárias não foi a esperada e a paralisação nos grandes hospitais de Atenas não afectou a actividade normal.

    Uma professora de artes plásticas, de 36 anos, que a AFP identifica apenas como Eva, considerou as greves “um pouco obsoletas” e defendeu ser preciso “encontrar uma outra forma de reagir”.

    A mensagem dos professores foi no sentido de contestar as reduções salariais na função pública, numa altura em que os trabalhadores temem que neste novo pacote se incluam novos cortes aos funcionários públicos, reformados e pensionistas.

    A AFP descreveu algumas mensagens inscritas em bandeiras e cartazes nas manifestações: “Estão a levar-nos para a pobreza extrema”, “Saúde gratuita para todos”, “não à venda da pátria”.

    Em causa no novo plano de austeridade está uma poupança de 11,5 mil milhões de euros, com cortes sobre os quais o primeiro-ministro conservador (Nova Democracia) ainda não terá conseguido consenso interno e externo.

    A troikaexige garantias de execução desse plano para libertar uma nova tranche de 31,5 mil milhões de euros do envelope financeiro da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). E, no interior da coligação governamental, os outros partidos da coligação (os socialistas do Pasok e o Esquerda Democrática) recusam algumas medidas. Este último parceiro de Governo já veio, aliás, avisar o executivo está a ser pressionado pela delegação da troika para aumentar a idade da reforma dos 65 para 67 anos.

    Em Atenas, as negociações continuam sem consenso. Os representantes da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI estiveram reunidos no Ministério das Finanças, junto ao qual se concentraram manifestantes e para onde foram mobilizadas forças policiais.

    Para esta quarta-feira estava ainda agendada uma reunião de técnicos da troika no Ministério do Trabalho, segundo o site em inglês do jornal Kathimerini.

    FONTE: Público

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ameaças de Maduro à Guiana irritam Lula, mas Brasil tenta manter espaço de negociação

    As ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, à Guiana têm irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema