Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Grandes Lagos agenda cimeira dedicada à violência no género

    A secretária executiva da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), embaixadora Liberatha Mulamula, encontra-se, desde ontem, em Luanda, para, entre outros objectivos, agradecer o apoio do Executivo àquela organização.
    “O meu mandato, como secretária executiva da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, termina em Dezembro e achei por bem aproveitar esta ocasião para saudar o Presidente da República e o seu Executivo pelo apoio que me foi dado”, afirmou a diplomata burundesa, momentos depois de ter desembarcado em Luanda.
    Liberatha Mulamula, que é recebida amanhã pelo Presidente José Eduardo dos Santos, deve encontrar-se também com o líder do Parlamento, Paulo Kassoma, e com outras autoridades.
    O tema central das conversas com as autoridades angolanas deve ser a realização, em Dezembro, em Campala, da Cimeira dos Estados-membros daConferência Internacional da Região dos Grandes Lagos. Os temas principais da referida cimeira, disse, são a violência no género e a situação política e de segurança na região dos Grandes Lagos. A última cimeira da CIRGL foi, em Dezembro, em Lusaka, em que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi representado pelo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
    No encontro, de carácter especial, foram abordados assuntos relacionados com a exploração ilegal dos recursos naturais na região dos Grandes Lagos. A reunião de Lusaka decorreu em função de uma Cimeira da União Africana, realizada em Janeiro daquele ano ano, em Addis Abeba, Etiópia, em que os Chefes de Estado salientaram a necessidade de combater a exploração ilegal dos recursos naturais e todas as consequências negativas que ela tem na região.
    A Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos foi estabelecida, em 2000, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas devido a décadas de conflitos armados e desastres humanitários naquela região.

    Fonte: Jornal de Angola

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Nvidia torna-se empresa mais valiosa da bolsa do mundo

    A fabricante de semicondutores Nvidia se tornou, nesta terça-feira (18), a empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema