Segunda-feira, Julho 15, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    GPL quase a ‘enterrar’ dívida do lixo

    Os responsáveis das 14 principais operadoras de limpeza aguarda vam até ontem por um ‘telefonema milagroso’ que lhes anunciasse o início do pa gamento de uma parcela da dívida contraída pelo Governo Provincial de Luanda.

    Depois de uma reunião no dia 24 de Dezembro com o vicegoverna dor para a esfera económica, Mi guel Ventura Catraio, e o director da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (ELISAL), Antas Miguel, ficou decidido que a assinatura dos acordos referentes à liquidação da dívida seria feita na tarde do dia 26.

    Os responsáveis das operadoras encontraramse então com os res ponsáveis nos prazos acordados, mas até ao fecho desta edição na quintafeira, 29, ainda não tinha começado o processo de liquidação de parte da dívida.

    Um grupo de trabalho, criado por um despacho presidencial, coorde nado pelo ministro das Finanças, Carlos Alberto Lopes, tinha como atribuição criar condições para a liquidação de 30 a 40 por cento da dívida até ao final do ano em curso.

    “Se eles dizem que será esta se mana, então vamos esperar porque o acordo prevê penalizações caso o Governo Provincial de Luanda não efectue o pagamento”, contou uma fonte ligada ao negócio, alertando que “faltam três dias para terminar o ano e dois deles não serão dias nor mais de expediente”.

    Além do pagamento de 30 ou 40 por cento até ao final do ano, que acontece já neste Sábado, 31 de De zembro, o grupo de trabalho deve fazer o reescalonamento do paga mento do restante da dívida até o primeiro trimestre de 2012, anali sar e reajustar os contratos entre o Governo Provincial de Luanda e as empresas tendo em conta a capa cidade real da empresa, sistema de avaliação e medição das quantida des de recolha de resíduos sólidos e o preço por tonelada e mecanismos de fixação.

    A equipa deve ainda analisar o sis tema de fiscalização da execução de cada contrato, envolvimento das ad ministrações municipais, sistema de pagamento das operadoras e emula ção entre empresas e municípios. O ministro das Finanças conta ainda com os préstimos da secretária do Estado do Tesouro, o viceministro da Administração do Território para os Órgãos da Administração Local, Cremildo Paca, e o próprio vicego vernador de Luanda, Miguel Catraio.

    O pagamento dos 40 por cento do volume da dívida, conforme avan çou na reunião da semana passada o vicegovernador Miguel Catraio, será “calculado com base no dife rencial do crédito orçamental posto à disposição do Governo Provincial no exercício de 2011”.

    O PAÍS apurou que será pago so mente as empresas do chamado “negócio do lixo” 40 por cento de quatro meses, o que pode equivaler a apenas dois meses de dívida.

    “É o que consta dos acordos que assinamos. Eles vão pagar apenas 40 por cento de quatro meses da dívida.

    É um valor que vai dar para minimizar a nossa situação, pagar alguns funcionários, fornecedores e tercei ros”, contou uma outra fonte.

    O jornal tentou contactar o por tavoz do Governo Provincial de Luanda, Ladislau Silva, para apurar a veracidade desta informação e as razões que podem levar esta insti tuição a pagar apenas às operadoras 40 por cento de quatro meses nos próximos dias, mas não tivemos su cesso.

    As empresas que vão beneficiar o pagamento são a Soproenge (que ac tua na área E 1, no Kilamba Kiaxi), Rangol (área H 1, no Sambizanga), Triambiente (B, Rangel), Kiaxi Wa ste (E 2, Kilamba Kiaxi), ERSol (L 2, Samba) e Vista Waste (L1, Sam ba, Ilha de Luanda, Av. VanDúnem ‘Loy’, Deolinda Rodrigues e Brasil).

    A Zoomilion (D3, Cazenga), SGO (G1, Viana), Envirobac (C, Maian ga), Mesan Cleaning (F1, Cacuaco), Solisac (D 2, Cazenga), Engevia (D1, Cazenga), Ecoenge (H2, Sambizan ga) e a Solimpel (D2, Viana) também integram a lista de instituições que aguardam pelo dinheiro do Governo Provincial de Luanda.

    Fonte: O PAÍS

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema