Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Governo recupera barcos de pescadores artesanais

    O Ministério da Agricultura e Pescas implementa, desde o final de 2011, um programa de recuperação de todas as embarcações que se encontram paralisadas ao longo da costa das províncias de Luanda e Bengo, informou ontem o director do Instituto de Pesca Artesanal (IPA), Nkosi Luyeye.
    Em declarações à Angop, explicou que se trata de um projecto-piloto que vai permitir avaliar a possibilidade de investimento alargado na recuperação, ou se é preferível comprar novas embarcações. “Se o resultado for positivo, o projecto será estendido às demais províncias”, prometeu.
    O responsável referiu que o pagamento da recuperação dos barcos está a cargo do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Pesca (FADEPA), que espera comercializá-los aos interessados.
    Nkosi Luyeye explicou que o programa em curso foi estabelecido pelo Executivo no final do ano passado, com o objectivo de recuperar todos os barcos que apresentam deficiência e inseri-los no relançamento da pesca artesanal.
    As primeiras 25 embarcações em recuperação, de um lote de 100, foram distribuídas pela primeira vez aos pescadores em 2006. No ano seguinte, o Executivo distribuiu quatrocentas canoas não motorizadas, 300 motores fora de bordo, igual número de motores interiores e 100 embarcações, bem como equipamentos e artes de pesca.
    Ao elaborar esse programa, o Executivo teve como principal preocupação o combate à fome, a redução da pobreza e, consequentemente, o melhoramento das condições de vida dos pescadores e das comunidades que habitam a zona costeira.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema