Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Governo provisório líbio teme que milícias arrastem país para ‘guerra civil’

    A Líbia está em risco de resvalar para uma guerra civil caso não sejam controladas as várias milícias que preencheram o vazio que ficou após o derrube do regime de Muammar Khadafi. É um alerta, feito hoje, pelo chefe do Conselho Nacional de Transição, um dia depois de um tiroteio entre grupos de ex-rebeldes no centro de Trípoli ter causado a morte a quatro pessoas.

    “Estamos entre duas escolhas amargas. Ou lidamos com estas violações de forma rígida confrontando os líbios de uma forma militar que não aceitamos, ou nos dividimos e damos azo a uma guerra civil”, avaliou Mustafá Abdel Jalil, numa reunião realizada ontem à noite, em Bengasi.

    Jalil insistiu ainda que “sem segurança não haverá paz, nem desenvolvimento, nem eleições” e lamentou que “as pessoas estejam a fazer justiça pelas próprias mãos”. Dois meses passados desde a captura e morte de Khadafi, as novas autoridades líbias continuam a debater-se com enormes dificuldades para exercerem a sua autoridade, vendo-se mesmo ignoradas pelos líderes das milícias de rebeldes que combateram o regime do coronel – que recusam ceder o controlo e entregar as armas.

    Estas milícias, formadas por líbios oriundos de dezenas de campos ideológicos e cidades diferentes no país, mantiveram-se unidas nos nove meses de rebelião com o mesmo propósito de afastar Khadafi do poder, mas agora lutam entre si pelo ganho de influência e controlo no país, tentando assegurar por via de uma presença armada na capital a garantia do seu quinhão de poder político nas novas instituições.

    “Não temos segurança porque as milícias não entregam as suas armas, apesar das várias oportunidades que já lhes foram dadas através dos conselhos locais”, reiterou o chefe do CNT, sublinhando que é preciso acelerar o processo de criação de um exército totalmente operacional e uma força policial que tomem em mãos a tarefa de manter a segurança na Líbia.

    Fonte: O PAÍS

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema