Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Governo provincial tem projectos para melhorar a assistência médica

    O Governo Provincial do Bié disponibilizou 191 milhões de kwanzas para a construção, até Setembro próximo, de um centro hospitalar com especialidades médicas e cirúrgicas, e a expansão e melhoria dos serviços de saúde no município de Chitembo, 170 quilómetros a sul da cidade do Cuito.
    O governador provincial do Bié, Boavida Neto, quando falava dos projectos que são da responsabilidade do Executivo, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), salientou que o cumprimento das obras em curso estão entre as primeiras prioridades e visam dar outras perspectivas de vida aos munícipes.
    O governador referiu que na província do Bié vão ser desenvolvidos projectos de construção de infra-estruturas sanitárias em todos os municípios, em função das suas necessidades e prioridades.
    O director provincial da Saúde, José Augusto, informou que os serviços de saúde na província do Bié registam avanços significativos e enalteceu a urgência com que o Executivo faz as obras de melhorias no sector.
    Para o director José Augusto, as obras em curso nos municípios e comunas da província vão facilitar o atendimento dos pacientes nas áreas onde vivem, evitando percorrer longas distâncias à procura de serviços de saúde.
    Por outro lado, estudantes da Universidade Metodista de Angola, que frequentam o quarto ano do curso de Ambiente e Gestão do Território, afirmaram, na cidade do Cuito, que o progresso e a preservação do ambiente depende da participação efectiva e autónoma das mulheres na vida social e cultural do país.

    Preservação do ambiente

    Os ambientalistas, que falavam num colóquio que reuniu mulheres de diferentes estratos sociais, no âmbito das festividades do Dia Mundial do Ambiente, disseram que a mulher está relacionada com tudo o que de bom que existe na natureza e devem estar vinculadas a todas as áreas do sector social.
    O professor do curso de Ambiente e Gestão da universidade, Arnaldo Tayengo, referiu que a mulher é responsável de vários instrumentos que sustentam a vida social, por isso deve merecer atenção especial.
    Arnaldo Tayengo lembrou que a província do Bié tem um grande potencial na área do Ambiente e, com o progresso alcançado na reflorestação do Cuito, o Governo Provincial deve continuar a aplicar medidas sustentáveis para a sua preservação.
    O académico disse ainda que é notável a preservação do ambiente na cidade e acredita que, em pouco tempo, o Cuito vai ser uma referência do turismo ambiental no país. Apelou aos habitantes do Cuito para aproveitarem as vantagens que o Ambiente oferece.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema