Ernesto Muangala disse que está prevista no ano em curso a construção de um laboratório de análises clínicas no Dundo. O governador da Lunda-Norte anunciou, para breve, a conclusão das obras de reabilitação dos hospitais do Dundo, Sacavula, Lucapa e dos centros médicos das localidades de Muxinda e Fucauma.
O governo provincial reservou 11 por cento do valor disponibilizado pelo Orçamento Geral do Estado para os referidos projectos, disse Ernesto Muangala no final de uma visita efectuada ao Hospital Sanatório de Sacavula e municipal de Chitato.
Ernesto Muangala revelou que foi estabelecido um calendário específico de visitas de surpresa às demais unidades hospitalares de referência, com particular realce para as que possuem autonomia administrativa e financeira. O governador da Lunda-Norte considerou ser de extrema importância uma fiscalização rigorosa na actividade desenvolvida pelos hospitais, a julgar pelos investimentos que o Executivo está a direccionar para o sector da Saúde.
Muangala disse ter saído bastante satisfeito com o nível de organização que encontrou em relação à gestão dos dois hospitais visitados.
“Essa é uma visita que não foi comunicada, surpreendemos todos, mas ainda assim saímos satisfeitos com o índice de organização e desempenho dos profissionais do sector”, reforçou o governador.
Segundo o governador Ernesto Muangala, é aceitável a dieta alimentar dos pacientes que se encontram nos dois hospitais, que beneficiam de três refeições diárias.
Fonte: JA