O governo provincial de Malange, anunciou, na quarta-feira, ter decidido responsabilizar judicialmente a empresa a quem foram adjudicadas as obras de reabilitação do sistema de distribuição de água, na comuna de Xandel, por abandonar as sem justificação.
O director provincial de Energia e Águas disse, na quarta-feira, numa reunião de auscultação do governador Boaventura Cardoso com as autoridades tradicionais do Quela, que a empresa encarregada das obras recebeu já parte do dinheiro da empreitada.
A PSA-Águas de Angola, adiantou António Gaspar, abandonou as obras, mas o governo provincial encaminhou já o assunto para o tribunal de Malange. O governador lamentou que a população do Quela ainda consuma água imprópria, retirada das cacimbas, pedindo às autoridades tradicionais que se mantenham calmas e aguardem que a situação, já do conhecimento do secretário de Estado das Águas, seja resolvida.
No âmbito do programa nacional” Água para Todos”, o município do Quela vai beneficiar de novos sistemas de abastecimento e as comunas de bombas manuais.
O município do Quela, constituído pela Baixa de Cassange e pelos municípios do Caombo, Marimba, Massango, Kunda-Dia-Base, e Kambundi-Katembo, é potencialmente rico em agricultura e em minério.
Fonte: Jornal de Angola