O ministro do Urbanismo e Construção, Fernando da Fonseca, reafirmou hoje, segunda-feira, no município dos Gambos, província da Huíla, que o governo vai até ao final deste ano reabilitar a maior parte das vias terciárias no país, como forma de impulsionar o desenvolvimento no interior.
Falando após inauguração de 21 quilómetros de estrada da comuna da Chibemba a sede municipal dos Gambos, o titular da pasta de Urbanismo e Construção afirmou que esta é a intenção do governo em melhorar a circulação de pessoas e bens no interior.
Fernando da Fonseca referiu que o governo, no âmbito do programa de combate à fome á pobreza, quer estabelecer o contacto entre a cidade e o campo, principalmente as famílias camponesas que precisam destes serviços.
O ministro afirmou que o governo já conseguiu recuperar a maior parte das vias secundárias e terciárias no país, por isso vai se dar continuidade a estas acções, cujos benefícios já são visíveis.
Apelou, no entanto, os automobilistas e a população em geral no sentido de conservar os meios que o governo está a colocar a disposição das populações para que possam servir futuramente as restantes gerações.
Orçado em 28 milhões de dólares americanos, a mesma esteve a cargo do consórcio Andrade e Gutierres e Zagope e enquadra-se no programa do governo de reestruturação das vias rodoviárias.
O município dos Gambos dista a 127 quilómetros da cidade do Lubango e tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes.
Na terça-feira, o ministro do Urbanismo e Construção inaugura 168 quilómetros de estradas que ligam o município da Cacula ao de Caconda.
FONTE: Angop