O secretário-adjunto para os Assuntos Africanos no Departamento de Estado norte-americano, Johnny Carson, avalia positivamente as relações de cooperação entre o seu pais e Angola e considera-as, hoje, mais fortes que nos anos anteriores.
Johnny Carson fez este pronunciamento à saída do seu primeiro encontro com o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, com quem passou em revista o estado actual da cooperação estratégica entre os dois países.
“Foi uma oportunidade que serviu para falarmos, pela primeira vez, de vários assuntos de interesse dos dois governos e da situação na África Austral, em geral, e este encontro foi muito útil”, referiu o assistente de Hillary Clinton, a secretária de Estado.
A avaliação foi partilhada pelo ministro Chikoti, que disse ter apreciado o espírito de abertura e solidariedade manifestada pelo seu interlocutor em relação a Angola.
A este propósito, anunciou para breve, uma visita oficial sua aos EUA, onde espera desenvolver, com a parte americana, ideias reais para a concretização da desejada parceria.
“As nossas relações estão muito boas. Já temos uma boa cooperação no domínio da energia e queremos estende-las a outras áreas como da agricultura, gestão, ambiente, formação de quadros e outros, porque os EUA são um país com muitas oportunidades que Angola pode beneficiar bastante”, pronunciou.
Fonte: Angop
O ministro deixou entender estar para breve uma troca de visitas entre os presidentes dos dois países, assunto entretanto ainda sujeito a uma adequada preparação das respectivas agendas.
Angola é o terceiro parceiro estratégico dos EUA em África, a seguir ao Ghana e África do Sul.
Este encontro foi o culminar da agenda desenvolvida ao longo do dia de quinta-feira, em Nova Iorque, pelo ministro das Relações Exteriores, que se encontrou, sucessivamente, com os seus homólogos de Cuba, Bruno Rodriguez Parilla, e da Tanzania, Bernard Kamillius.
Também conferenciou, separadamente, com o ministro para a África e Commonwealth da Grã-Bretanha e Irlanda do norte, Henry Bellingham, e o responsável britânico pelos Negócios Estrangeiros junto da Câmara dos Lordes.
Sexta-feira, a agenda de Georges Chikoti prevê encontros com o assistente do secretário-geral da ONU para os Assuntos Políticos, Taye Brrok-Zerhoun, e a sua participação na 35ª reunião anual do Grupo dos 77 (G77).