25 C
Loanda
Terça-feira, Outubro 8, 2024

Governo de coligação da África do Sul mobiliza investimentos para relançar a maior economia de Africa

PARTILHAR
FONTE:Bloomberg

A formação do governo de coligação na África do Sul desencadeou uma onda de investimentos e sentimentos positivos não vistos há anos, gerando esperanças de que a maior economia da África possa finalmente estar a recuperar após uma década e meia perdida.

Poucos dias após o acordo de coalizão no início de julho, a ArcelorMittal SA reverteu uma decisão de fechar duas siderúrgicas que sustentam 80.000 empregos. Logo depois, a Qatar Airways comprou uma participação na companhia aérea sul-africana SA Airlink Pty Ltd. Uma instalação de autopeças de US$ 70 milhões para abastecer a Toyota Motor Corp. , que há apenas três anos disse que poderia deixar o país, foi aberta desde então e a Anglo American Plc anunciou um investimento de US$ 625 milhões em minério de ferro.

Desde a crise financeira de 2008, a corrupção desenfreada, a legislação errática e as relações hostis entre as empresas e o Estado dissuadiram os investidores — o que custou ao Congresso Nacional Africano a sua maioria absoluta nas eleições de maio pela primeira vez desde o fim do apartheid. A expansão econômica teve uma média de menos de 1% na última década, superada pelo crescimento populacional.

Agora, o novo governo, o fim repentino de anos de apagões paralisantes e uma decisão de permitir a participação privada na eletricidade, ferrovias de carga e portos do país são vistos como uma chance de reacender o crescimento na economia mais industrializada da África. Um acúmulo de pedidos de autorização de trabalho foi reduzido pela metade; uma importante legislação climática e energética foi aprovada.

Ainda assim, enquanto as quedas de energia em massa que assolam o país desde 2008 cessaram há mais de cinco meses, as tonelagens ferroviárias permanecem um terço menores do que em 2018, limitando as exportações. O crime é galopante e houve poucos processos contra políticos envolvidos em corrupção.

Líderes empresariais esperam que o governo de coalizão — composto por membros da oposição no gabinete — tenha um desempenho melhor devido à maior concorrência e, como um ANC castigado, precisará de sucessos para reforçar o apoio decrescente.

Os mercados reagiram positivamente. O rand recuperou desde a formação do governo, o índice de ações de referência atingiu um recorde, os títulos do governo estão oferecendo retornos que superam o mundo e a demanda premium dos investidores por manter dívida sul-africana em vez de títulos do Tesouro dos EUA caiu para uma baixa de cinco anos no início de setembro.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Comissão Europeia obtém apoio dos Estados-Membros da EU para impor tarifas até 45% sobre veículos elétricos chineses

A Comissão Europeia anunciou na sexta-feira que recebeu apoio suficiente dos Estados-Membros da UE para impor tarifas pesadas de...

O crescimento do emprego nos EUA supera todas as estimativas, deixando a Fed em alerta

O crescimento do emprego nos Estados Unidos em setembro superou todas as estimativas, a taxa de desemprego diminuiu inesperadamente...

Bolsas da China sobem no maior rali num só dia desde 2008 devido aos estímulos económicos do governo

As ações chinesas registaram os seus maiores ganhos diários em 16 anos na segunda-feira, com as ações domésticas A...

Principais empresas petrolíferas dos EUA revelam pagamentos maciços a governos estrangeiros

As três maiores empresas de exploração de energia dos EUA pagaram mais de 42 mil milhões de dólares a...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema