O governo provincial da Huíla acaba de adquirir equipamentos hidráulicos para facilitar a actividade das mulheres que se dedicam à transformação de brita, no bairro da Pedreira, arredores da cidade do Lubango.
O governador da Huíla, Isaac dos Anjos, que anunciou ontem o facto, reconheceu que a transformação manual da brita, elemento fundamental para as obras de construção civil, é prejudicial para as mulheres que realizam essa tarefa.
Na província, estão em curso inúmeras obras, incluindo a construção de escolas, hospitais, centros e postos de saúde, mas o responsável reconheceu que em muitos municípios não existem alguns dos materiais essenciais para as empreitadas, como brita, burgau e outros inertes. O trabalho das mulheres para transformar a pedra em brita na Huíla é importante, disse, prometendo melhorar a sua actividade com a introdução de compressores, martelos e máquinas para processamento automático. “Vamos fazer disso um compromisso para, muito em breve, podermos ajudar as pessoas que se dedicam a esta actividade. Elas vão ter de começar a trabalhar com compressores, martelos e máquinas”, completou.
Arão Martins | Lubango
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Jornal de Angola