Segunda-feira, Julho 15, 2024
23.1 C
Lisboa
More

    Governante português destaca importância do CFB e do Porto do Lobito

    O ministro-adjunto português para os Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, destacou em Benguela, a importância do Caminho-de-ferro de Benguela e do Porto Comercial do Lobito no relançamento da economia do país e da região Austral da África.

    Ao falar à imprensa no termo de uma visita de oito horas à província de Benguela, o governante português disse ter constatado tudo que tem acompanhado quanto às aposta do Executivo Angolano, no tange à reconstrução e edificação de infra-estruturas que garantem o desenvolvimento económico do país.

    Para o ministro, as obras de reabilitação e modernização do Porto Comercial do Lobito e do Caminho-de-ferro de Benguela e outras infra-estruturas, em cursos na província de Benguela revelam o empenho das autoridades angolanas na busca de estabilidade socioeconómica.

    “Vi e constatei tudo aquilo que de forma directa ou indirecta tenho acompanhado e conclui que Angola está a se desenvolver no seu todo, nos diversos domínios”, enfatizou.

    Na província de Benguela, o governante português, acompanhado pela ministra angolana da Comunicação Social, e outras individualidades portuguesas visitaram o Porto Comercial do Lobito e algumas obras do Caminho-de-ferro de Benguela.

    No Porto Comercial do Lobito, Miguel Relvas foi informado sobre os projectos em curso que, de acordo com o presidente do Conselho da Administração daquela unidade económica estatal, Anapaz de Jesus Neto, estão avaliados em um bilião e duzentos mil dólares norte-americanos.

    As obras em curso compreendem a construção de um Porto Seco, terminais para a descarga e carga de minério e outro de contentores, bem como da ampliação da ponte cais.

    Estes projectos estruturantes, de acordo com o PCA do Porto do Lobito, estão a ser executados tendo em conta o fluxo de mercadorias que se poderá registar com a circulação dos comboios do CFB, da cidade portuária até ao Luau, província do Moxico (fronteira com a Zâmbia e República Democrática do Congo).

    A comitiva portuguesa e angolana também visitou as obras da principal estação ferroviária do CFB tendo na ocasião recebido informações sobre o nível de execução da reabilitação do Corredor do Lobito.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema