Sexta-feira, Julho 19, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Governante anuncia criação de instituto da juventude

    Benguela – O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, anunciou sexta-feira em Benguela, que o Governo angolano pretende criar ainda este ano um instituto vocacionado a dinamizar acções específicas para a solução dos principais problemas com que os jovens se confrontam actualmente.

    O governante, que falava à imprensa por ocasião do encerramento da IV Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto, decorrida em Benguela, afirmou que o instituto é mais um instrumento que o Executivo coloca à disposição dos jovens para buscar soluções em face dos seus problemas.

    O ministro disse que o instituto vai ser um organismo técnico para auxiliar a formação da juventude em diferentes domínios e fortalecer o movimento associativo nacional.

    Segundo Gonçalves Muandumba, o referido organismo vai ser fundamental para a aplicação da Lei da Juventude, no âmbito das políticas públicas voltadas para essa camada social.

    “O instituto é um espaço nobre muito importante, pois que permite analisar e cuidar das questões da juventude”, referiu, adiantando ainda estar em carteira a aprovação este ano da Lei da Juventude, cujas finalidades o cumprimento dos Direitos e Deveres da Juventude, previstos na Constituição angolana.

    Destacou que o encontro terminou com um saldo positivo porque acolheu, aplaudiu e aprovou a proposta de Angola sobre a criação de uma Carta da Juventude da CPLP, de modo a permitir programar, estabelecer e monitorar cada vez mais acções para o bem-estar dos jovens nas nações da comunidade.

    O titular da pasta da Juventude e do Desporto sublinhou que o evento reconheceu o empenho do governo na reconstrução do país, sobretudo na atenção que presta à juventude e ao desporto em nível da educação, ensino, formação, emprego e habitação.

    Considerou que o certame encorajou os países da CPLP a se mobilizarem massivamente para participar nos Jogos Panafricanos de Maputo (Moçambique) e com qualidade para contribuir no sucesso daquele evento.

    Mostrou-se satisfeito com o êxito do encontro, visto ter reforçado a cooperação multilateral no domínio da Juventude e do Desporto, com particular destaque para o Brasil e Portugal que são as maiores potências desportivas da comunidade e que se dispuseram a acolher os estágios de formação e preparação das equipas angolanas.

    Avançou que a juventude é chamada a assumir um lugar e papel determinantes para superar a crise com se debate quanto ao desemprego, formação académica e profissional, através da criatividade, imaginação e do trabalho.

    De acordo com o interlocutor, o Executivo angolano tem prestado particular importância aos problemas da juventude, mas resolvê-los não é uma tarefa fácil tendo em conta o passado recente do país marcado por uma guerra com consequências imensuráveis a longo prazo.

    Nesta senda, notou que especial atenção vem merecendo o resgate dos valores cívicos e morais para a anulação dos comportamentos desviantes, e a reunião foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências no combate ao consumo excessivo de álcool, de drogas, a delinquência e o Vih/Sida no seio da juventude.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Donald Trump provoca polêmica sobre Taiwan

    Donald Trump defenderá Taiwan no caso de uma invasão da China se vencer as eleições de novembro nos Estados...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema