25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Governador pede fiscalização dos meios

PARTILHAR

Jornal de Angola | Adelaide Mualimusi | Cahama

O governador provincial do Cunene, Vigílio Tyova, pediu, ontem, à população local para fiscalizar a utilização dos meios que vão ser adquiridos brevemente para o combate à seca e à fome que assola a região.

Vigílio Tyova recordou que o Presidente da República disponibilizou três mil milhões de kwanzas para minimizar o impacto da seca, que afecta grande parte da população do Cunene.

“Os valores disponibilizados vão servir para a compra de 30 camiões cisternas de água, tractores, reabilitação dos furos de água e represas que se encontram inoperantes”, disse o governador.

Segundo Vigílio Tyova, cada comuna vai receber um camião cisterna e um tractor para que os habitantes locais possam desenvolver a agricultura de subsistência “Faremos tudo para impedir que os gestores locais se sirvam dos meios que vamos distribuir.
Não vamos tolerar alguém que ousar vender água utilizando as cisternas adstritas às administrações”, disse.

O governante disse que o Presidente da República disponibilizou 200 milhões de dólares para a construção de três barragens, sendo uma no rio Cunene, na região do Cafu, município de Ombadja, e outras duas no rio Cuvelai, nas zonas do Caluncuve e do Ndue. “Estas barragens vão dar lugar à construção de canais abertos para transportar água para várias zonas da província”, adiantou.

Vigílio Tyova sublinhou que devido à falta de chuvas regista-se fome acentuada porque não houve produção agrícola, pelo que o Governo Provincial está a reunir condições para apoiar às populações visadas com alimentos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministro Eugénio Laborinho garante aumento dos níveis do policiamento de proximidade

O Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, garantiu, este sábado, em Ondjiva, província do Cunene, o contínuo reforço do policiamento...

Recuros naturais de Angola atraem turistas sul-africanos

O embaixador do turismo na África do Sul, George Van Deventel, destacou, esta sexta-feira, na província do Cunene, que...

Angola preserva relações de irmandade com Namíbia

Falando num encontro entre delegações dos Governos dos dois países consagrada à questão de presença de agricultores...

Mais de 80 por cento dos funcionários afluem aos postos de trabalho

No primeiro dia laboral de 2024, à ANGOP efectuou uma ronda pelas instituições públicas e privadas para se inteirar...