Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Golpistas guineenses procuram novo “arranjo constitucional”

    O Comando Militar da Guiné-Bissau disse terça-feira à Voz da América que está a proceder a “arranjos constitucionais” com os partidos políticos com vista a criação do Conselho Nacional de Transição.

    Trata-se de um órgão executivo cujo modelo será igualmente definido em acordo com a CEDEAO que esteve em consultas com os militares, em Bissau, segunda-feira.

    O porta-voz do Comando Militar, Tenente-Coronel Dahba Na Walma, disse que a Junta Militar está à espera de uma equipa técnica da CEDEAO para debater a composição e a orientação do futuro governo.

    A ideia de criar “arranjos constitucionais” poderá não ser interpretada, da mesma forma, por guineeenses e a organização regional. Ao sair de Bissau, o chefe da comissão da CEDEAO, Desire Kadre Ouedraogo, disse aos jornalistas haver um acordo para “o retorno à ordem constitucional” o que seria diferente da criação de um novo “arranjo”.

    O retorno à ordem constitucional tem, aliás, sido exigido pela ONU, União Europeia, Estados Unidos e outras instâncias internacionais.

    Em todo o caso, só depois da formação do novo governo, serão libertados o ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, e o presidente da república interino, Raimundo Pereira.

    Dahba Na Walma afirmou que “desde o momento em que se forme Governo e haja um responsável pelo pelouro da segurança, do Interior, nessa altura entenderemos que estão criadas condições para o Primeiro-ministro e o Presidente da República serem postos em residência vigiada em suas até se poder provar que não há ninguém que lhes queira fazer mal”.

    Fonte: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema