Segunda-feira, Abril 15, 2024
18.5 C
Lisboa
More

    Gestores refutam Tribunal de Contas

    A declaração do Tribunal de Contas sobre os gestores condenados por responsabilidade financeira reintegratória e sancionatória levantou suspeição por parte da sociedade pela não divulgação dos valores descaminhados, injustificados ou locupletados.

    O PAÍS solicitou ao Tribunal de Contas os reais valores descaminhados dos cofres do Estado, mas o seu porta-voz, Gilberto Magalhães disse tratar-se de segredo de justiça.

    No entanto, fontes próximas ao administrador de Viana José Moreno dizem que o mesmo não desviou dinheiro mas detectou-se insuficiência na contabilidade da administração.

    A mesma fonte justifica que quando se desencadeou o processo de descentralização financeira alguns funcionários da administração Viana não tinham formação suficiente para manusear os dinheiros do Estado, o que criou buracos na gestão financeira.

    Em face disso, o Tribunal de Contas condenou o administrador de Viana, na qualidade de gestor principal ao pagamento de uma multa estimada em dois milhões de kwanzas, cerca de 20 mil dólares.

    Maciel Neto ´Makavulo´, ex-administrador do Rangel, também foi condenado a devolver o dinheiro do Estado, negou em declarações à Rádio Ecclésia, terse locupletado do erário público e ameaça processar judicialmente o Tribunal de Contas a quem exige a apresentação de provas da acusação que lhe faz.

    O governador do Bié, Boavida Neto, recusou-se a comentar a declaração do Tribunal de Contas, preferindo aguarda pela decisão das instâncias judiciais.

    Outros gestores também não aceitaram falar sobre a menção dos seus nomes na lista divulgado pelo Tribunal de Contas.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Analistas avaliam preço do petróleo após ataque do Irão a Israel

    Os futuros do petróleo quase não foram afetados pelo ataque sem precedentes do Irão a Israel, com os traders...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema