Terça-feira, Abril 23, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Gestores recomendam formação de técnicos para redução da mortalidade

    (Angop)
    (Angop)

    Luanda – Os participantes à primeira Reunião do Conselho Alargado de Saúde de Luanda recomendaram a intensificação das formações dos técnicos para a atenção integral à saúde da mulher e da criança, com vista a redução da mortalidade materno-infantil.

    O encontro, que encerrou quarta-feira, visou analisar, de forma exaustiva, a actividade desenvolvidas pela Direcção Provincial de Saúde durante o ano de 2013 e apresentar o plano de trabalho para o presente ano, a cerca de 70 participantes, entre gestores de hospitais municipais e gerais de referência e chefes de repartições municipais e distritais de saúde.

    A melhoria do controlo da falciformação nas unidades sanitárias, a rotatividade dos técnicos que actuam na área de inspecção sanitária, o estabelecimento do diagnóstico diferencial com outras síndromes de febres, como a Leptospirose, Dengue e Chicungunia, foram outras recomendações saídas do evento.

    Os conferencistas recomendaram ainda maior rigor no manuseamento, diagnóstico e tratamento da malária, assim como a estabilização do estado dos pacientes a nível local por formas a evitar a ocorrência de falecimentos em ambulâncias, por transferências inoportunas.

    Os técnicos de saúde aconselharam também a uniformização na elaboração dos planos de acção municipais e hospitalares prioritários da província.

    De igual modo, que se integra a vigilância sanitária, a recuperação e expansão de unidades sanitárias nos planos municipais e que se implemente ainda sinergias multi-sectoriais a nível municipal na problemática da raiva, na vacinação dos animais, recolha de cães vadios e sensibilização comunitária.

    Foi igualmente orientado a capacitação dos técnicos sobre a gestão dos surtos, dinamização e criação dos comités de gestão das emergências, assim como a elaboração dos planos de preparação e respostas aos surtos por município, a exemplo da resposta ao surto de sarampo. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ministro vê “correção de rumo” na Petrobras; CEO destaca resultados

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira ver uma “correção de rumo” na Petrobras, após...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema