
O responsável do sector de estatística da instituição, Ocatavio Daniel, considerou satisfatória a adesão das mulheres, precisando que das 5.187 testadas, 211 são seropositivas e serão submetidas ao corte vertical para evitar o contágio aos bebés.
Segundo observou, a nível da província as mulheres são as que mais procuram saber o seu estado serológico em relação aos homens, situação que preocupa os responsáveis do sector, na medida em que os cônjuges continuam a constituir famílias sem olhar pela sua saúde.
Ocatavio Daniel sublinhou ser importante que os homens conhecerem o seu estado serológico, dirigindo-se aos centros de aconselhamento e testagem voluntária para o devido tratamento, em casos de serem portadores de VIH/Sida.
Informou que sobre as condições de assistência existem fármacos suficientes para a devida terapia, pelo que aconselhou as pessoas vivendo com o vírus do VIH/Sida, a cumprirem com a medicação, fazendo sacrifício pela sua saúde.
A província do Cunene dispõe, a nível dos seis municípios, de 18 unidades sanitárias para atendimento de casos relacionados ao VIH/Sida, entre centros de aconselhamento e testagem voluntária e unidades de cortes de transmissão vertical.
Fonte: ANGOP