Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Geraldo espalha perfume no futebol brasileiro

    O futebolista Geraldo Bartolomeu, mercê do bom desempenho na época passada, renovou, por duas épocas, o contrato com o Curitiba FC, da I divisão brasileira.
    O atleta, de 20 anos, formado na escola Norberto de Castro, em Viana, um dos exímios jogadores angolanos na posição de médio esquerdo, nasceu em Luanda, no bairro Sambizanga, numa família de parcos recursos financeiros
    Muito cedo órfão de pai, foi viver com os avós, pois a mãe, em consequência da viuvez, decidiu emigrar para a Namíbia, onde continua a viver.
    “A minha mãe prefere continuar na Namíbia, mas sempre que venho a Angola também vem para nos encontramos”, frisou. Os primeiros toques na bola foram no meio da rua em companhia de amigos, mas com 9 anos foi para o Progresso do Sambizanga, onde começou “a apreender a jogar futebol de forma dirigida”.
    “Por influência de algumas pessoas próximas matriculei-me na escola de futebol do Progresso do Sambizanga. Na altura, o treinador era o Salviano, mas um ano depois, em 2002, um amigo, o Matamba, levou-me à escola Norberto de Castro. Algum tempo depois comecei a receber um tratamento muito especial do proprietário do clube, Norberto de Castro, que ficou comovido com a minha condição social e impressionado com os meus dotes técnicos”, disse.
    Ao tomar conhecimento das dificuldades que ele vivia, Norberto de Castro assumiu totalmente a tutela do adolescente, que passou a viver e a estudar nas instalações da colectividade. Era o começo de uma nova caminhada de alguém que sonhava ser jogador profissional de futebol de grande craveira.
    “Se cheguei a onde estou é graças ao Norberto de Castro que, aliás, é como meu pai. Desde o primeiro dia, esteve sempre ao meu lado, assumindo-me como filho, dando-me todo carinho e afecto que um pai dá. Por isso, devo-lhe muito e agradeço a Deus ter encontrado alguém que me estendeu à mão, abrindo-me o caminho para o sucesso”, afirmou

    Norberto de Castro, em 2006, foi aconselhado por alguns entendidos em futebol a mandar o jovem para o estrangeiro para equipas bem cotadas. O PSV Eindhoven, da Holanda, foi a primeira opção para os testes do franzino jogador e não fossem problemas de ordem migratória tinha ficado no clube, pois agradou à equipa técnica que o observou durante os três meses.
    A segunda tentativa foi no Brasil, jogou como juvenil na formação do Andrams de Curitiba, da III divisão. Depois, já júnior, transferiu-se para o Santa Clara, do Estado de São Paulo. Em 2008, esteve cerca de três meses à experiência no Odinese, de Itália, mas “por razões várias” foi dispensado e regressou ao Brasil, passando a fazer parte o plantel do Curitiba.
    Com o Curitiba, foi, em 2010, campeão da II Divisão Nacional, título que permitiu ao clube passar a disputar o Brasileirão, a prova maior de futebol daquele país.
    Na época finda, o angolano deixou bem patente a sua proficiência no plantel, acabando por ser aposta do treinador em quase todos os jogos.
    Geraldo tem como meta actuar na Europa e, garantiu, há grandes clubes do velho continente interessados nos seus préstimos, só que não satisfazem as exigências do Curitiba, nem do seu empresário.
    “O Curitiba acredita que tenho uma margem de progressão muito grande, pelo que não aceita qualquer proposta, até porque os seus dirigentes também pensam em fazer um negócio que me valorize”, declarou.

    O golo decisivo

    Geraldo disse que jamais esquece o golo que marcou em 2010, que deu o empate ao Curitiba e a consequente subida à Primeira Divisão: “Foi um jogo renhido contra o Juazeiro do Norte e acabámos por empatar, por duas bolas, com um golo apontado por mim. Também foi marcante porque tive uma actuação brilhante”.

    Fonte: Jornal de Angola

    Foto: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema