O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Sachipengo Nunda, realçou hoje (terça-feira), na Base Naval do Soyo, província do Zaire, a missão da Marinha de Guerra Angolana na protecção dos recursos económicos no mar.
O oficial general, que discursava no acto central das comemorações do 36º Aniversário do ramo, que hoje se assinala, sublinhou que este órgão das FAA tem cumprido com zelo a sua tarefa de protecção do mar, dos recurso hídricos, do ambiente, bem como o combate à pirataria, tráfico de droga e outras mercadorias.
Advogou a contínua formação de quadros neste ramo e a aquisição de navios e armamento, no âmbito do plano da reedificação das FAA em curso.
“Atenção especial deve ser dada às estruturas orgânicas para racionalmente traçarem os cursos de especialidade, criarem estruturas para a basificação e a manutenção dos navios e aquartelamento”, sublinhou.
O chefe do Estado-maior General das FAA chamou atenção para a importância da região naval do Soyo, que tem a missão de controlar o rio Zaire, uma rota de navegação internacional,
“É uma região de importância nacional pela produção do petróleo em off e on-shore e mais recentemente pela implantação do projecto Angola LNG, que vai permitir a produção do gás natural liquefeito, uma atracção mundial”, informou.
Falando do acto eleitoral de 31 de Agosto, o general acautelou os efectivos das FAA para a necessidade rigorosa do cumprimento das normas da Constituição e da Lei Orgânica das Eleições.
Lembrou que os militares são apartidários, não devendo por isso fazer política nos quartéis ou qualquer outro lugar, nem participar em comícios e manifestações de qualquer partido político.
“Devemos ter uma atitude de absoluto respeito à Constituição, com disciplina total e rigoroso das decisões pertinentes sobre a conduta militar antes, depois e após as eleições”, recomendou.
O acto iniciou com a deposição de uma coroa de flores no Rio Zaire e prosseguiu com a graduação de mais de duas dezenas de oficiais, bem como a entrega de troféus e brindes aos vencedores das actividades desportivas e aos marinheiros e reformados da MGA.
Presenciaram a cerimónia, que decorreu sob o lema “MGA – Forte e Firme, celebremos o 36º Aniversário”, o governador do Zaire, Pedro Sebastião, adidos militares acreditados em Angola, autoridades tradicionais, religiosas, entre outros convidados.
FONTE: Angop