Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Geleira inteligente e sistema de controlo do período menstrual venceram 5ª edição da Feira do Inventor

    fogão Multiuso, um dos inventos na feira dos criadores (Foto: Lino Guimaraes)
    fogão Multiuso, um dos inventos na feira dos criadores (Foto: Lino Guimaraes)

    “A Geleira inteligente” e o “sistema de controlo do período menstrual das mulheres” criados pelos inventores Mavi Nguengo e Rogério Xavier venceram, em Luanda, a 5ª edição da Feira do Inventor e criador angolano.

    A geleira, apresentada num evento que acolheu simultaneamente a 1º edição da Feira de Ciência e Tecnologia e a 1ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Valorização de Produtos, tem um sistema para detectar o estado dos produtos nela conservados ou o seu prazo limite de  consumo.

    Por sua vez,  o sistema de controlo do período menstrual, dizem os seus mentores, controla a sua regularidade ou irregularidade e emite uma informação via telemóvel cinco dias antes de a mulher menstruar.  O aparelho também foi concebido para o uso de pessoas com deficiência visual.

    O segundo lugar ficou com os inventores Mbanda Macambua e Toko Marcel, que apresentaram uma concepção de material didáctico para o ensino de óptica geométrica no nível secundário, a partir do material de recuperação.

    Em terceiro lugar ficou o inventor Inácio Simão, que criou um software para transformar a mímica em escrita e subsequentemente em som, a fim de facilitar o diálogo entre deficientes visuais e auditivos.

    Os três primeiros galardoados representam Angola na Feira Internacional de Ideias e Novos Produtos (IENA), na Alemanha.

    Os primeiros classificados receberam um milhão e meio de Kwanzas, um tablet e um curso de autocad 2D, os segundos 850 mil Kwanzas, enquanto o terceiro ficou com 550 mil Kwanzas.

    O certame distinguiu os institutos médios Industrial de Benguela e os Técnico Profissionais Alda Lara e Comercial, primeiro, segundo e terceiro lugar na categoria Instituições de Ensino Geral. O Centro angolano de pesquisa Mandombe também mereceu distinção.

    O ISCED do Huambo venceu na categoria de instituições de ensino superior, seguido do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC) e da Universidade Agostinho Neto.

    Na categoria das instituições de investigação científicas, desenvolvimento tecnológico e inovação foram distinguidas as duas únicas que concorreram, isto é, o Centro de Botânica da UAN e o Centro Tecnológico Nacional, este último em segundo lugar.

    Para a categoria de empresas, a vencedora foi a empresa de tecnologias AMITAF, seguida da Olindomar Estúdios e depois a TV Cabo.

    Parte do valor em dinheiro foi premiado pela petrolífera BP (20 mil dólares, equivalente em Kwanzas).

    Os inventores Gil Campos, Bruno Simão e Eduardo Massala, com o sistema de gestão de dados que funciona através de comandos por voz, venceram o
    prémio do SINFIC (curso de autocad 2D), e o prémio da empresa Primavera BSS.

    Para esta categoria, o segundo lugar ficou com o inventor, Cheney Neto, com o sistema Visão IT para ensino à distância, ao passo que na terceira posição ficou a Universidade Católica com o sistema integrado ERP-SEM de gestão.

    Um empresário chinês, parceiro tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), ofereceu uma viagem de sete dias à China e 500 mil Kwanzas aos inventores Gabriel Vieira e Ana Maria Eduardo.

    A empresa AMITAF ofereceu uma viagem de cinco dias à China ao inventor, Dinis Mário Miranda.

    Durante o evento foram distinguidos os inventores de nacionalidade portuguesa e ugandesa com os prémios mundo de tecnologia de saúde Microsoft 2013 e premio Nações Unidas 2013, respectivamente.

    A Feira do Inventor e Criador Angolano vai na sua 5ª edição, enquanto as Feiras de Ciência e Tecnologia, e a de Ideias, Invenções e Valorização de Produtos estiveram na sua primeira edição. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema