A Galp Energia escolheu o software de gestão empresarial da Primavera BSS, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão para o mercado global, para suporte à gestão do negócio de distribuição de produtos petrolíferos em Angola, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Moçambique e Swazilândia.
Segundo uma nota da Galp Energia, a escolha da tecnologia portuguesa Primavera deveu-se à versatilidade do ERP Primavera, um outro software de gestão.
Este dispositivo, referea nota, responde às especificidades do negócio e às obrigações legais e fiscais de cada país, e às competências e experiência da unidade de consultoria da tecnológica portuguesa que tem acompanhado o desenvolvimento e aplicação dos projectos de informatização da Galp Energia em cada país.
Victor Fonseca, responsável pelos sistemas de informação da Galp Energia em Moçambique, o primeiro país africano onde a empresa adoptou estas soluções, disse que a capacidade do ERP Primavera de gerir automaticamente e de forma integrada toda a informação financeira requerida pelo grupo e o desenvolvimento à medida do sistema de informação para os diferentes mercados justifica a escolha deste parceiro tecnológico.
Todo o projecto de expansão internacional da Galp Energia no mercado africano tem sido acompanhado pela Primavera Consulting, companhia que é responsável pela uniformização de alguns dos processos transversais às várias empresas desta multinacional e pela adaptação do sistema de informação às diversas áreas de negócio e à realidade cultural, legal e fiscal dos países africanos onde a Galp Energia está presente.
O ERP Primavera, além de ser responsável pela gestão financeira, administrativa e de recursos humanos, controla processos logísticos específicos do negócio de retalho e distribuição de combustíveis em África, através de automatismos desenvolvidos à medida. Neste contexto, a Galp Energia passou a fazer o controlo logístico e financeiro integrado de processos específicos, como por exemplo a gestão do sistema de pagamento em cupões das entidades públicas da Swazilândia, o controlo de crédito rigoroso em Moçambique, a gestão de armazéns e controlo de quantidades.
A Galp Energia actua no mercado de distribuição de produtos petrolíferos em África a partir de três pólos de desenvolvimento: a África Ocidental, que inclui Cabo Verde, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, a África Austral-Índico, que inclui Moçambique e a Swazilândia, e a África Austral-Atlântico, que abrange Angola.
Está presente no negócio de retalho com 107 estações de serviço, na venda por grosso, nomeadamente na aviação, na marinha e na indústria, e, finalmente, na venda de gás doméstico e lubrificantes.
Em 2008, a Galp Energia adquiriu as participações da Shell em Moçambique, na Swazilândia e na Gâmbia, o que lhe permitiu reforçar a sua presença na região.
Fonte: JA