Sábado, Maio 25, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    Gabriel Tchiema defende maior uso das línguas nacionais nas composições musicais

    Luanda – O cantor angolano Gabriel Tchiema afirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, que deve haver cada vez mais uma utilização das línguas nacionais nas composições musicais, fazendo igualmente recurso da rítmica do país.

    Gabriel Tchiema, Músico angolano em plena actuação (ANGOP)
    Gabriel Tchiema, Músico angolano em plena actuação (ANGOP)

    Em declarações à Angop, o músico ressaltou que é importante o uso das línguas nacionais, bem como da rítmica angolana, pois estes tipo de engajamento elevam a identidade cultural de Angola.

    “ Nas minhas composições musicais, primo sempre pelo uso da língua nativa, no caso a língua Cokwe, contribuindo assim na preservação dos ritmos que identificam a cultura angolana “, defende o músico.

    No entanto, Gabriel Tchiema esclarece quem fizer a utilização da língua portuguesa deve conhecer bem para se evitar atropelos que obstaculizam a percepção da mensagem da canção.

    Nascido no município do Dala, província da Lunda Sul, em 1966, Gabriel Tchiema tem no mercado discográfico os discos “Nhena Nhi Nhami”, “Dona”, “Azulula” e “Mungole”, este último lançado este ano.

    Deu os primeiros passos no mundo da música angolana na província de Cabinda, onde, até 1990, cumpriu serviço militar. É co-fundador da Banda ASP, com a qual ganhou vários prémios nos festivais militares. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema