Sábado, Fevereiro 24, 2024
12.8 C
Lisboa
More

    Funeral de Estado de JES confirmado para 28 de Agosto, mas Governo marca cortejo para 26

    O programa das exéquias do ex-Presidente José Eduardo dos Santos (JES) começou a ser distribuído às chancelarias por via diplomática e confirma que o funeral do ex-Chefe de Estado será no próximo dia 28, mas as cerimónias fúnebres de Estado começam antes, a 26, sexta-feira, dia em que se prevê também que os resultados provisórios das eleições comecem a ser divulgados.

    O Governo angolano anunciou ainda que o cortejo fúnebre de JES será a 26, sexta-feira, com saída do Miramar às 10:00. O cortejo terminará na Praça da República, onde terá início a cerimónia oficial de Estado.

    No dia 27, o programa prevê a continuação da agenda de solenidades organizada pelo Governo angolano, que será restrita e tem programa específico, sendo esperados, para a cerimónia, Chefes de Estado de vários pontos de África e do resto do mundo.

    No dia 28 de Agosto, a urna com o corpo de José Eduardo dos Santos, que chegou a Luanda no sábado, 20, será depositada no sarcófago feito em tempo recorde pelo Governo.

    O corpo do antigo Presidente foi transladado para Luanda depois de, no dia 16, um tribunal espanhol ter ordenado que fosse entregue à sua viúva, Ana Paula dos Santos, de quem estava separado há anos, pondo um ponto final à contenda na justiça entre os filhos mais velhos do ex-Presidente e o Governo angolano sobre a posse do corpo de José Eduardo dos Santos.

    O ex-Presidente morreu no dia 8 de Julho, em Barcelona, na clínica onde estava internado nos cuidados intensivos, depois de ter sofrido um AVC. “Zédu”, como era também conhecido em Angola, governou o País durante 38 anos. Deixou o poder em 2017 e a sua morte marcou o fim de uma era em Angola.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema