Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Fundadores da fabricante do BlackBerry substituídos na direcção da empresa

    Os dois fundadores da canadiana Research In Motion (RIM), a fabricante dos telemóveis BlackBerry, anunciaram no domingo a demissão. Jim Balsillie e Mike Lazaridis deixam as funções de CEO (Chief Executive Officer) debaixo de críticas e depois de um ano que mostrou as dificuldades da empresa canadiana em acompanhar o mercado.

     

    Os dois responsáveis vão ser substituídos por Thorsten Heins, de 54 anos, até aqui um dos dois directores de operações da empresa com sede em Waterloo, no Canadá.

    Barbara Stymiest, de 55 anos, que dirigiu no passado a Bolsa de Toronto, foi nomeada presidente do conselho de administração, cargo até agora partilhado pelos dois co-fundadores.

    “Como em qualquer etapa do crescimento de uma empresa bem sucedida, os fundadores reconhecem a necessidade de passarem o testemunho a uma nova liderança”, referiu Lazaridis no comunicado publicado no site da empresa.

    Esta é a resposta ao que pediam alguns accionistas, que reclamavam há alguns meses a chegada de uma nova liderança capaz de revitalizar a oferta da RIM. Esta empresa, que chegou a ser um ícone dos smartphones, tem perdido quota de mercado para a Apple e para a Google, depois de os modelos introduzidos em 2011 terem falhado as metas de vendas.

    O valor bolsista da RIM caiu 77% nos últimos 12 meses. A empresa perdeu investidores e, num mercado voltado sobretudo para o iPhone e para o sistema operativo Android, perdeu também quota de mercado nos Estados Unidos – a entrada no novo segmento dos tablet, com o PlayBook, teve fracos resultados. Jim Balsillie assegurou ao Wall Street Journal que a saída de CEO não é uma reacção a esta queda a pique num ano catastrófico para a RIM.

    O ano passado ficou ainda marcado por uma falha nos servidores da empresa que afectou milhares de utilizadores em todo o mundo durante alguns dias.

    Jim Balsillie continua como membro do conselho de administração e Mike Lazaridis fica como vice-presidente do mesmo órgão. Lazaridis vai trabalhar em “estreita colaboração” com Heins, que desde 2007 pertencia ao concelho de administração, para assegurar a transição e continuar a promover a marca.

    Cada um dos co-fundadores da RIM tem actualmente 5% do capital da empresa, mas Mike Lazaridis tem intenção de reforçar a sua participação, com a compra de 50 milhões de acções.

     

    Fonte: Publico

    Foto: Nelson Ching/Reuters

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema