O fundador do estúdio de videojogos Valve, responsável por títulos como «Half Life», considera que a próxima versão do Windows vai ser «uma catástrofe» para o sector dos videojogos e todas as empresas que estão ligadas ao universo dos PC.
As afirmações de Gabe Newell, o fundador da Valve que trabalhou na Microsoft durante 13 anos, foram proferidas durante a conferência de videojogos Casual Connect, que decorreu em Seattle, nos EUA.
Vários analistas viram nestas declarações fortes críticas à nova interface de utilizador e à integração de uma loja de aplicações no Windows 8, avança a BBC.
Citado pela BBC o dono da Valve considerou que «o Windows 8 vai ser uma catástrofe para todos na área dos PC».
No caso da Valve, será a loja on-line do estúdio, onde a empresa tem tido algum sucesso na venda de videojogos, será a mais afectada.
Gabe Newell foi mais longe nas críticas ao futuro sistema operativo da Microsoft ao prever que a sua chegada poderá mesmo levar outras empresas a fechar, pois considera que o Windows 8 irá colocar demasiada pressão nas margens de vendas dessas empresas.
Outra das críticas feitas pelo patrão da Valve foi dirigida ao carácter fechado do próximo Windows, o que levou a sua empresa a reforçar a aposta no Linux e no futuro o investimento do estúdio deverá passar por disponibilizar tecnologias que permitam aos utilizadores criar os seus próprios videojogos e conteúdos.
Perante este cenário o fundador da Valve acredita que «o futuro será muito diferente [dos] sucessos que alcançámos no passado».
Fonte: SOL