Vinte e três tentativas de violação do perímetro fronteiriço entre a província do Cunene com a República da Namíbia foram frustradas ao longo da semana finda pela Policia de Guarda Fronteira na região.
A informação consta do relatório operativo do comando provincial da Policia no Cunene, distribuído neste sábado à Angop, a qual refere que as tentativas de violação ocorreram nas subunidades de Calueque e Namacunde.
Fruto destas acções foram interpelados 60 violadores dos quais 26 do sexo feminino, quando tentavam transpor a fronteira no sentido Angola/Namíbia e vice-versa.
No âmbito do combate a fuga ao fisco de mercadoria, o órgão registou oito infracções fiscais que culminaram na apreensão de uma viatura, 41 lanternas, 35 sacos de metais diversos, 11 rádios receptores, 22 cortinas, sete colchas, seis lençóis e valores monetários avaliados em 387 mil kwanzas.
Foram ainda apreendidos igualmente 187 unidades de produtos alimentares da sexta básica e seis grades de bebidas diversas, cujos autos foram elaborados e remetidos á Administração Geral Tributária (AGT) em Santa-Clara, para procedimento legal.
Entretanto, o documento realça que a violação da fronteira com a Namíbia substancia-se sobretudo nas acções de fuga ao fisco.
Pela província do Cunene, as repúblicas de Angola e da Namíbia partilham uma fronteira de 460 quilómetros, sendo 340 terrestres e 120 fluviais. (Angop)