Segunda-feira, Março 4, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Francês cria droga contra a hepatite B

    Todos os anos, meio milhão de pessoas torna-se vítima da hepatite B. Trata-se da segunda causa de cancro em humanos, depois do tabaco.

    O vírus atingiu as proporções de uma epidemia em várias partes do mundo e é já endémica em algumas áreas da China e da África Austral.

    Tal como a SIDA, a hepatite B é transmitida através do sangue e de outros fluidos corporais, mas é cem vezes mais infeciosa do que o VIH. A hepatite B é uma doença que tem provado ser resistente à maior parte dos tratamentos, mas a equipa liderada pelo cientista francês Gilles Gosselin desenvolveu, em 2005, uma droga que é mais eficaz do que qualquer outra do género. Baseia-se numa molécula chamada Telbivudine, que está no mercado desde 2006. Não se trata de uma vacina para prevenir a hepatite B, mas de uma terapia usada quando o vírus já está ativo no paciente. A Telbivudine impede a doença de se espalhar através do corpo.

    Antes de ter sido lançada no mercado, em 2006, esta molécula foi testada em animais e, depois, num estudo que envolveu 1 400 pacientes em 135 centros clínicos de todo o mundo. Os cientistas observaram que ao tomar esta molécula uma vez por dia, um portador crónico da hepatite B pode viver sem ter os sintomas da doença. A droga é tomada por via oral.

    Gilles Gosselin, de 62 anos, vive em Montpellier. Há quarenta anos que se dedica à investigação científica no setor médico. Pela descoberta desta droga, está entre os nomeados para o Prémio Inventor Europeu, organizado pelo Instituto Europeu de Patentes, agendado para junho em Copenhaga.

    Fonte: Euronews

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Campos Neto diz que inflação de serviços é ponto de atenção e vê pressão de salários

    A inflação de serviços no Brasil é um ponto de atenção, com salários começando a “pressionar um pouco” os...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema