24.7 C
Loanda
Sábado, Novembro 9, 2024

Fórum regional sobre clima junta especialistas em Luanda

PARTILHAR

Especialistas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), ligados à previsão do tempo, vão analisar e projectar o comportamento climático a nível desta região do continente, durante o fórum anual, a realizar-se em Luanda, de 28 a 30 deste mês.

A decorrer sob o lema “compreender o Sistema Terrestre para construir Resiliência contra os Eventos extremos recorrentes na região da SADC”, este 23º Forum Regional do Clima da África Austral (SARCOF-23) está a ser precedido de um forum técnico (PRE-SARCOF), iniciado segunda-feira (19).

Segundo uma nota da organização a que a Angop acesso hoje, o evento visa obter consenso na análise dos resultados e elaborar a previsão para toda a região austral de uma forma geral, sendo posteriormente refinada pelos especialistas a nível dos respectivos países.

O mesmo culminará com a elaboração da previsão Sazonal para o período reservado a época chuvosa com maior incidência no período entre Outubro e Abril, nos países que constituem o bloco da África Austral, incluindo Angola, que regista seca na parte sul desde Setembro de 2018.

O SARCOF – Forum Regional do Clima da África Austral, realizado pelo Centro Climático da África Austral – junta todos os anos técnicos de Angola, África do Sul, Botswana, Republica Democrática do Congo (RDC), Comores, E-swatini (antiga Swazilândia), Lesotho e Madagascar.

Especialistas do Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe também participam desta reunião temática da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Nuvem de fumaça de incêndios florestais sufoca Manaus

Capital amazonense atravessa pior outubro de incêndios em 25 anos, com sério perigo de saúde. Ministra Marina da Silva...

Angola apela para uma actuação unida de África face à crise climática

A secretária de Estado do Ambiente para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Coellho, exortou, em Adis Abeba (Etiópia),...

Desastres naturais põem a nu fragilidades ambientais de Angola

Angola enfrenta problemas graves ambientais, por causa da poluição atmosférica, da perda da biodiversidade e da gestão de resíduos,...

G20 não chega a acordo sobre pontos-chaves do combate à crise climática

Os ministros do Ambiente do G20 não se puseram de acordo sobre a redução das emissões de gases com...