Sexta-feira, Dezembro 1, 2023
10.8 C
Lisboa
More

    Forte seca causa preocupação no Uruguai

    A preocupação aumenta a cada dia no Uruguai devido à forte seca, que destrói plantações e drena reservatórios de água destinados às cidades.

    A represa Canelón Grande, localizada a 61 km de Montevidéu, no departamento de Canelones, secou a ponto de aparecerem rachaduras na terra antes coberta de água.

    O reservatório foi pensado originalmente para a irrigação, e também era usado para abastecer uma das principais infraestruturas de distribuição de água potável do país, conhecida como Águas Corrientes, que atende à capital, Montevidéu, e à sua região metropolitana.

    O Uruguai, país de quase 3,5 milhões de habitantes, tem mais da metade de sua população concentrada nessa área urbana e suburbana. O vice-secretário-geral da agência estatal de águas (OSE), Juan Martín Jorge, explicou à AFP que, em termos de água potável, o país vive “uma situação crítica, mas controlada”, graças ao uso de reservatórios alternativos e caminhões-pipa, que solucionam a escassez em todo o país.

    O Uruguai tem a possibilidade, inclusive, de recorrer à água do Rio da Prata e torná-la potável. “Não está previsto um corte d’água”, enfatizou Jorge.

    Desde o começo de fevereiro, no entanto, o governo proibiu o uso de água potável para fins não prioritários, como regar jardins ornamentais ou lavar veículos.

    No setor agropecuário, a situação é de extrema gravidade. É “o maior prejuízo da agropecuária e da economia nacional nos últimos 30 anos”, ressaltou o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, Fernando Mattos, citado ontem pelo jornal “El Observador”.

    No Uruguai, um país da agropecuária por excelência, muitas plantações que costumam ser usadas para obter grãos não vingaram e estavam sendo consumidas pelo gado ou, no melhor dos casos, armazenadas em silos como alimento, antes de um inverno que se anuncia difícil, devido à escassez de pastagens.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAFP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Corte de Direitos Humanos exorta Peru a não libertar ex-presidente Fujimori após perdão restaurado

    A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) instou o governo peruano a não libertar o ex-presidente Alberto Fujimori depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema