Quarta-feira, Julho 17, 2024
26.5 C
Lisboa
More

    Forças Armadas de Cabinda dizem ter morto 11 soldados angolanos

    No dia em que Angola vai às urnas, o Comando Militar das Forças Armadas de Cabinda anunciou em comunicado ter abatido 11 soldados das Forças Armadas Angolanas.

    Em comunicado dirigido às redações, o Comando Militar das Forças Armadas de Cabinda (FAC) informou ter lançado de madrugada uma operação contra uma patrulha das Forças Armadas Angolanas na base militar de Chingundo, município de Ntandu-Nzinzi, região de Tchiowa, em Cabinda.

    Este anuncio surge no dia em que se realizam as eleições gerais em Angola e numa altura em que as tensões entre as autoridades angolanas e os movimentos independentistas em Cabinda têm vindo a aumentar. Em Maio, a Amnistia Internacional denunciou, em comunicado, que as autoridades angolanas estavam a apertar o controlo sobre os direitos à liberdade de reunião em Cabinda.

    Segundo o comunicado das FAC, 11 pessoas foram mortas e outras sete ficaram gravemente feridas, com esta força a anunciar que pretende “prosseguir e intensificar” a ofensiva contra as forças angolanas.

    “Face à intransigência do Governo angolano com a sua postura belicista em Cabinda, recusando qualquer diálogo com a FLEC-FAC na busca de uma solução para pôr fim ao conflito em Cabinda, o Comando Militar das FAC informa que irá prosseguir e intensificar a ofensiva iniciada este domingo contra todas as posições do regime angolano e dos seus aliados, em todo o território de Cabinda”, segundo indicou Ricardo Danda wa Danda Tenente-general Comandante das Operações Especiais no Estado-maior das FAC.

    A RFI tentou confirmar estas mortes junto do Ministério da Defesa angolano, no entanto, não obteve até agora resposta.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI: Crescimento global estável em meio à desinflação mais lenta e à crescente fragmentação geoeconómica

    O FMI publicou na terça-feira a revisão das suas projeções sobre a economia mundial. O Fundo Monetário Internacional alertou que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema