Num comunicado breve de apenas três parágrafos, o colectivo de jornalistas do Folha 8, reconhece o erro cometido pelo jornal, na sua edição número 1075, de 30 de Dezembro, ao publicar fotografias montadas do Presidente da República, vice-presidente e do ministro de Estado e chefe da casa militar da Presidência da República.
As imagens fotográficas em causa mostram José Eduardo dos Santos, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nando” e Hélder Manuel Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, como estando detidos por roubo qualificado.
“Apesar do lapso cometido na edição 1075, do dia 30 de Dezembro de 2011, não dá o direito a qualquer confrade de vilipendiar o nome deste órgão de comunicação de massas, nem de avaliar o desempenho profissional do mesmo. Por outro lado, não cabe a instituição nenhuma sair em defesa de certas figuras, quando estas podem fazê-lo com toda a normalidade”, lê-se no comunicado do Folha 8.
No mesmo documento, os jornalistas daquela redacção lamentam o facto de os órgãos de comunicação social que veicularam o comunicado do Bureau Político do MPLA, bem como reacções de diferentes cidadãos sobre o assunto, não terem, em momento algum, procurado ouvir a opinião do Folha 8.
Recorde-se que a Televisão Pública de Angola (TPA), entre várias opiniões, resolveu chamar cantores e religiosos, como são os casos de Anselmo Ralph, Yola Araújo, C4 Pedro, Patrícia Faria e o kudurista Na Grelha, que chegou a dizer que os jornalistas do Folha 8 são “malandros”.
A TPA, para abordar este assunto, lembrou-se também do cónego Apolónio Graciano e da conhecida Mama Cuiba, que se mostrou contra a atitude do jornal dirigido por William Tonet.
Voltando ao comunicado do bissemanário, a direcção do Folha 8 conclui, alertando para o facto de alguns indivíduos se aproveitarem da situação para parecerem guardiões fiéis do Presidente Eduardo dos Santos e das duas outras figuras visadas.
Fonte: Novo Jornal