Sábado, Abril 20, 2024
22.6 C
Lisboa
More

    FMI reduz previsões de crescimento para a África Subsaariana, com Angola no pelotão de cauda

    O crescimento económico da África Subsaariana encolherá pelo segundo ano consecutivo em 2023, antes de recuperar em 2024, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira, num relatório sobre a economia mundial.

    Espera-se que o crescimento na região caia para 3,3% este ano, face aos 4% do ano passado, antes de recuperar para 4% em 2024, afirmou o FMI no seu relatório World Economic Outlook.

    Este valor é ligeiramente inferior ao previsto pelo FMI em Julho, quando afirmou que a África Subsariana cresceria 3,5% em 2023 e 4,1% no próximo ano.

    A invasão da Ucrânia pela Rússia, depois da COVID-19 já ter desferido um duro golpe na economia global, fez disparar os preços dos alimentos, combustíveis e fertilizantes em África no ano passado. O enfraquecimento das moedas, os custos mais elevados do serviço da dívida e o acesso restrito aos mercados de capitais contribuíram para as pressões sobre a dívida.

    Angola está entre as 6 economias da África Subsaariana que registam o pior desempenho. A previsão de crescimento de Angola para 2023 foi reduzida de uma projeção de 3,5% em abril para 1,3%. A África do Sul, a segunda maior economia do continente depois da Nigéria e que enfrenta uma grave crise económica, deverá registar um crescimento de 0,9% este ano. O Gana, outra grande economia do continente, também deverá registar um crescimento anémico de 1,2%. Os outros países do grupo de cauda são a Guiné Equatorial (-6,2%), São Tomé e Príncipe (0,5%) e a República Centro-Africana (1,0%).

    O grupo de países com melhor desempenho económico é liderado por Moçambique com um crescimento económico previsto para 2023 de 7%, seguido pela República Democrática do Congo (6,7%), Ruanda (6,2%), Costa do Marfim (6,2%), Etiópia (6,1%) e Guiné ( 5,9%).

    Por Editor Económico
    Portal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Terminam audiências de julgamento por escândalo ‘Panama Papers’

    As audiências do julgamento por suposta lavagem de dinheiro contra os fundadores do extinto escritório de advocacia panamenho Mossack...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema