Quinta-feira, Maio 23, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Filme angolano “resgatado” à última hora

    O filme angolano “Outros Rituais Mais ou Menos”, de Jorge António, foi seleccionado à última hora para o terceiro Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin-2012), que se realiza, em Lisboa, entre 9 e 16 de Maio, anunciou hoje (segunda-feira) a organização.

    O filme havia sido excluído da fase final do evento “por não ter ficado pronto atempadamente”, mas a organização recuou na decisão, por entender as justificações apresentadas pelo realizador angolano.

    A película junta-se a outros dois filmes angolanos: “Teatro de Quintal” e “Festa de Quintal”, curta e longas-metragens, respectivamente, do realizador angolano Coreón Dú, apurados para o Festin-2012.

    Entre os candidatos angolanos, fora do Festin-2012, fica a longa-metragem “Por aqui tudo bem”, uma produção luso-angolana de Pocas Pascoal, por estar a participar de um outro festival.

    Além dos três filmes angolanos, os países africanos de expressão portuguesa estarão representados, ainda, por “Revolução nos Rabelados”, de Mário Benvindo Cabral (Cabo Verde); Clara di Sabura”, de José Lopes (Guiné Bissau); assim como “A Ilha dos Espíritos” e “A Ponte”, dos moçambicanos Licínio de Azevedo e de Diana Manhiça, respectivamente.

    Concorrem no Festival 76 filmes, maioritariamente brasileiros e portugueses, seleccionados de um total de 272 películas candidatas, numa edição que vai homenagear a cinematografia brasileira, no âmbito das comemorações do Ano do Brasil em Portugal, passando a integrar anualmente na sua programação a Mostra de Cinema Brasileiro.

    Criado em 2010, o Festin-2012 visa celebrar e fortalecer a cultura de expressão portuguesa, através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social, tendo exibido, na edição de 2011, 78 produções.

    À semelhança das edições anteriores, mantém-se a “Mostra de Cinema para a Inclusão”, que, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da empresa EDP, reúne um conjunto de 10 curtas-metragens de âmbito social, com destaque para a apresentação do projecto “Quinta do Mocho”.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Espanha e Irlanda tentam que UE se incline para o reconhecimento da Palestina

    A decisão de mais três países, incluindo dois da UE, de reconhecerem a Palestina como Estado é simbólica, mas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema