Segunda-feira, Julho 22, 2024
35.1 C
Lisboa
More

    Fiéis homenageiam frei João Domingos

    O frei João Domingos, falecido a 9 de Agosto de 2010 aos 77 anos, vai ser homenageado no domingo pela Igreja Católica.
    De acordo com o programa de actividades, a homenagem realiza-se no Seminário Maior de Luanda, estando prevista às 9 horas uma missa orientada pelo arcebispo de Luanda, dom Damião Franklin.
    O programa reserva ainda a apresentação da obra discográfica do frei José Paulo, intitulada Cristo modelo de vida.
    Para o período da tarde, estão previstos cânticos de louvor no Cine Atlântico, com a presença de vários convidados, com destaque para o governador de Luanda, José Maria dos Santos. O cardeal dom Alexandre do Nascimento vai proferir um discurso no acto cultural.
    Para a cerimónia de homenagem ao frei dominicano da Ordem dos Pregadores, a organização convidou familiares do malogrado do Canadá e Portugal.
    Em 28 anos de missão evangélica em Angola, além de promover a formação intelectual dos frades e da juventude angolana, através do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA) e do Instituto Superior João Paulo II, o frei João Domingos destacou-se pelas suas homilias nas missas onde conseguia tocar o sentimento dos angolanos.  Foi uma das vozes da Igreja Católica mais ouvidas, tanto pelos crentes como pela população em geral, já que as suas mensagens abordavam aspectos da sociedade angolana.O frei João Domingos nasceu em Torre, conselho do Sabugal, Portugal, em 1933. Aos 18 anos entrou na Ordem dos Pregadores. Formou-se em Portugal e no Canadá, onde foi ordenado padre e fez o leitorado e a licenciatura em Teologia em 1959 e o Mestrado em 1968.
    Fez estudos de pós-graduação em Estrasburgo e na Escola Bíblica de Jerusalém. Foi director do Instituto São Tomás de Aquino em Lisboa, de 1977 a 1982 e professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa. Fixou-se em Angola em 1982, tendo trabalhado no Waku Kungo até 1988.  Nesse ano, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) entregou-lhe a gestão do ICRA, onde foi reitor durante 20 anos.  O frei João Domingos foi fundador e primeiro reitor do Instituto Superior João Paulo II. Em 1998, foi agraciado com a comenda da Ordem de Mérito do Estado Português.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema