A oitava edição do Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) e animação denominada “Luanda Cartoon” começa esta sexta-feira, no espaço do Instituto Camões, em Luanda, com a presença de 30 artistas nacionais e cinco estrangeiros.
No evento, promovido pelo Estúdio Olindomar até ao dia 12 deste mês e que visa a promoção da BD e a descoberta de talentos, vão participar, além dos habituais cartoonistas angolanos, a italiana Laura Sassaroli, os brasileiros Gabriel Ba e Fábio Moon, os portugueses João Amaral e João Mascarenhas (segunda participação neste certame).
Em declarações à Angop, o responsável do Estúdio Olindomar, Lindomar de Sousa, afirmou que o certame vai conter exposições, lançamentos de livros e debates sobre a dinâmica da BD na lusofonia.
Na exposição, estarão patentes imagens e cenas do quotidiano onde o amor ao próximo, educação moral e cívica e o uso das novas tecnologias na BD serão apreciados.Quanto aos lançamentos estão aprazados para venda e sessão de autógrafos as revistas de BD “Carteira” do angolano Carnoth Júnior, “Descendentes” do grupo angolano Eclips e “BD LP”-fanzine de vários autores da língua portuguesa.
Além de outros atractivos do festival, como animação de cenas curtas de BD angolana e a exibição dos canais internacionais de animação vão ser debatidos os temas “ O Estado da BD lusófona” e “ A BD em três dimensões”.
O Luanda Cartoon é co-organizado pelo Estúdio Olindomar e pelo Instituto Camões.
Fonte: Jornal de Angola