Sábado, Maio 4, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Fátima Viegas fala de valores

    A directora do Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA está, desde ontem até hoje, em Benguela, onde dialoga com autoridades tradicionais e representantes da sociedade civil sobre o resgate dos valores cívicos, morais e culturais.
    Fátima Viegas procedeu, ontem, ao lançamento da brochura “Conheça os símbolos nacionais”, presidindo, hoje, a um seminário subordinado ao tema “o resgate dos valores cívicos e culturais: contributos das autoridades tradicionais, ONG e associações”.
    A reflexão, discussão e a troca de pontos de vista com os principais actores da sociedade angolana sobre a perda de valores éticos e as suas implicações nas famílias são alguns dos propósitos da campanha nacional promovida pelo Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, iniciada em Outubro.
    A campanha pretende também identificar as causas que estão na base da perda dos valores éticos e encontrar soluções susceptíveis de inverter a situação, através de um processo de educação necessário à edificação de uma sociedade mais sã, participativa e harmoniosa.
    Nos debates sobre o género realizados em Luanda, Bengo, Kwanza-Norte, Moxico, Cabinda, Uíge, Malanje, Huíla, Bié, Cunene e Namibe, refere um documento dos promotores da iniciativa, as autoridades tradicionais foram reconhecidas como entidades de poder nas comunidades, fundados nos usos e costumes, que podem ajudar referida tarefa. Nessa condição, têm sido consideradas depositárias de valores cívicos, culturais e fontes do conhecimento oral do mosaico histórico-cultural e linguístico do país.
    O MPLA considera estas entidades “valências imprescindíveis para resgatar as qualidades éticas enfraquecidas durante o longo conflito armado que o país viveu”.
    “As igrejas, as Organizações Não-Governamentais e as associações socioprofissionais também têm sido chamadas a desempenhar um papel mais activo no sentido de ajudar o Governo nesta ingente tarefa da moralização da sociedade”, sublinha um documento divulgado pelo Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA.
    Armindo Jaime Gomes e Sérgio Calundungo, prelectores do debate, dissertam sobre “o papel das autoridades tradicionais enquanto depositárias dos valores cívicos”.
    As conclusões e recomendações do debate vão ser publicadas em brochura.
    No Sumbe, província do Kwanza-Sul, na sexta-feira, também há um debate sobre o mesmo tema, igualmente promovido pelo Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA. Os oradores são os sociólogos Paulo de Carvalho e Sérgio Calundungo.

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema