Segunda-feira, Julho 15, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    Falta organização entre dançarinos

    O chefe de departamento da Direcção Nacional da Acção Cultural, Diogo Colombo, pediu ontem, em Luanda, mais organização aos grupos de dança da capital, aos quais também aconselhou a criarem um estatuto próprio.

    “Os grupos de dança devem ter regulamentos próprios, visto que os grupos empresariais não apostam na desorganização, mas sim em cenários que denotam confiança”, realçou.

    Diogo Colombo afirmou que existem mais de 64 grupos de dança em toda a província de Luanda e reconheceu as vicissitudes por que passam. Destacou, ainda, o facto de a maior parte dos elementos dos grupos de dança não terem formação académica, “um aspecto que põe um entrave à criatividade dos dançarinos”. Para o responsável, a kazukuta, a kabetula, o kizomba, bem como o Kuduru, são danças tipicamente angolanas, que lideram o conjunto dos ritmos executados pela maioria dos grupos de Luanda. “É lamentável, no entanto, o facto de muitos dançarinos confundirem inovação com desestruturação da dança”, explicou.

    No que toca às salas para se exibirem, considerou que existem em número considerável, embora seja de lamentar o preço do aluguer das mesmas, que pode alcançar, às vezes, os oito mil dólares.
    A falta de apoio financeiro dos empresários nacionais é, para Diogo Colombo, outro aspecto negativo no desenvolvimento da dança no país. “Esta dificuldade reflecte-se na qualidade dos trabalhos de dança apresentados e na elaboração de novos projectos”.

    Segundo o coreógrafo do grupo Incrível África, Luís Miguel, o auto-financiamento tem sido, em geral, o único meio de subsistência deste conjunto. “O aluguer das salas de exibições é caro e o nosso orçamento é muito baixo. Como levar a cabo os nossos projectos diante deste dilema?”, questiona. Apontou também a inexistência de espaços apropriados para a realização de espectáculos de dança, porque o único existente não tem condições técnicas e estrutura para albergar grandes festivais.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema