Domingo, Maio 19, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Falha o acordo sobre a dívida

    O presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou ontem o fracasso das negociações sobre o aumento da dívida do país com o líder republicano da Câmara dos Representantes do Congresso (Parlamento), garantindo que o caminho que propôs era “extremamente justo”.
    Os norte-americanos “estão indignados pela incapacidade do Congresso em agir”, afirmou Barack Obama, numa declaração à imprensa, em que também convocou os responsáveis do Congresso para uma reunião ontem de manhã.
    Na sua declaração, o presidente norte-americano afirmou ainda que está preparado para assumir “sozinho” a responsabilidade de aumentar o limite da dívida, medida que pretende evitar que a maior economia do mundo entre em incumprimento já a 2 de Agosto.
    O líder republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner, tinha já anunciado que vai dar por concluídas as negociações com Barack Obama sobre o aumento do limite da dívida norte-americana, por não ter entrado em acordo com o presidente.
    John Boehner repetiu ontem, numa carta dirigida aos seus colegas na Câmara dos Representantes, que um acordo com Barack Obama “nunca foi atingido e nunca esteve próximo”, pelo que não foi possível chegar a um entendimento com o presidente, devido às “diferentes visões para o país”.
    A dívida bruta dos Estados Unidos da América (EUA), de cerca de 14,3 mil milhões de dólares norte-americanos, atingiu em meados de Maio o limite máximo autorizado pelo Congresso e o défice orçamental deve atingir os 1,6 mil milhões de dólares este ano.
    O Tesouro (Ministério das Finanças) norte-americano preveniu que, sem que o limite da dívida seja elevado pelo Congresso até 2 de Agosto, os EUA ficam sem capacidade de fazer face às suas obrigações, o que poderá ter consequências perigosas para a economia.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema