Luanda – A Federação Angolana de Futebol (FAF) estabeleceu um período de oito anos para reestruturação, renovação, consolidação e materializar os objectivos preconizados que é competir ao mesmo nível com as restantes selecções do continente africano.
Estas palavras foram expressas hoje, em Luanda, pelo presidente da FAF, Pedro Neto, durante uma conferência de imprensa de apresentação do uruguaio Gustavo Ferrin, como novo técnico da selecção nacional de honras.
De acordo com o responsável, só será possível implementar estes ambiciosos projectos em caso de se cuidar da formação do homem nas diversas vertentes.
“É assim que um papel relevante cabe ao seleccionador nacional, na montagem de estruturas que permitam organizar o futebol de formação e de alta competição a nível de clubes e selecções nacionais” – disse.
“Unidos revitalizemos o nosso futebol é o lema do órgão que rege o futebol no país na implementação das metas propostas, como aumentar a quantidade de praticantes, incrementar a qualidade da competição interna e externa com mais provas oficiais e torneios.
Apostar no desenvolvimento do futebol jovem, segundo Pedro Neto, é a única forma de se criar a base para que a modalidade de alta competição e de alto rendimento possa contar com atletas bem formados e com um campo de progressão que permita uma determinada regularidade competitiva ao nível internacional, assim como a estabilidade nos próximos oito anos.
O técnico, que assinou um contrato valido por um período de dois anos e mais dois renováveis, vai coordenar todos escalões, incluindo o futebol feminino.
A estreia acontece no próximo dia 15 de Agosto no estádio de Ombaka, na cidade de Benguela, diante da similar de Moçambique, em jogo de carácter particular enquadrado na data FIFA.
Os Palancas Negras vão defrontar entre os dias 7 e 9 de Setembro, em Harare, a sua congénere do Zimbabwe, para a primeira “mão” de acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN2013), na África do Sul. A partida de resposta está marcada para o mês de Outubro, em Luanda.
Fonte: ANGOP