Quarta-feira, Julho 24, 2024
30.8 C
Lisboa
More

    Factores ambientais e sociais condicionam prevenção de doenças

    A técnica da Direcção Nacional de Saúde Pública, Fátima Valente, afirmou recentemente na cidade de Luanda, que a maioria das doenças registadas no país são evitáveis, mas múltiplos factores, incluindo os ambientais, sociais e económicos, impedem a sua prevenção eficaz e respectivo controlo.

    A responsável, que falava durante o Workshop com o tema “Rede de Vigilância em Angola – Mecanismos de Notificação”, referiu que as doenças transmissíveis continuam a ser a maior causa de morbilidade e mortalidade em Angola, apesar do actual conhecimento geral disponível sobre como identificar e controlar estas doenças.

    Segundo Fátima Valente, a vigilância e a recolha, compilação e análise dos dados de uma forma sistemática é contínua, assim como a divulgação da informação a todos aqueles que lhe devem ter acesso, para que possam tomar as medidas necessárias.

    Para si, um sistema funcional de vigilância das doenças torna-se útil para a definição de prioridades, planeamento, mobilização de recursos, previsão e detecção precoce de epidemias e monitorização e avaliação de programas de prevenção e combate as doenças.

    A estratégia da vigilância integrada das doenças recomenda a coordenação e integração das actividades de vigilância, relativamente as doenças de importância nacional e de saúde pública.

    A vigilância epidemiológica está estruturada em todos os níveis do sistema nacional de saúde.

    Com base em alguns critérios, o país definiu, em 2003, a lista prioritária de doenças, que inclui 27 para a vigilância integrada.

    Assim, refere, a situação epidemiológica do país tem sido avaliada através da notificação imediata, semanal, ou mensal de doenças transmissíveis, provenientes de nível provincial, bem como dos institutos/hospitais nacionais.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema