Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Extermínio nazi foi relembrado

    Com o discurso de um sobrevivente do gueto de Varsóvia, o crítico literário Marcel Reich-Ranicki, a Alemanha lembrou na sexta-feira o Holocausto judeu, no 67º aniversário da libertação do campo de extermínio nazi de Auschwitz, a 27 de Janeiro de 1945.
    Diante do Parlamento germânico, na presença do Presidente da Alemanha, Christian Wulff, e da chanceler Angela Merkel, Reich-Ranicki recordou os tempos em que esteve preso no gueto da capital polaca e as deportações em massa para os campos de extermínio.
    Aos 91 anos de idade, o crítico literário necessitou da ajuda do próprio Presidente alemão e do presidente do Tribunal Constitucional, Andreas Vosskuhle, para chegar e, posteriormente, deixar o púlpito da Câmara Baixa, Bundestag.
    De origem polaca, o sobrevivente do gueto de Varsóvia explicou que aquilo que os nazis qualificaram como “mudança dos judeus, foi, na realidade, uma deportação de Varsóvia com um só fim: a morte”.
    Reich-Ranicki relatou que, como tradutor na administração do gueto, soube dos planos para as deportações dos judeus com antecedência, além de que os empregados e seus familiares do conselho judeu iam ser excluídos dessa medida. Por isso, nesse mesmo dia casou-se com a sua namorada Teófila, com quem viveu 69 anos.
    O discurso de Reich-Ranicki impressionou todos os presentes na Bundestag, incluindo várias classes de estudantes alemães, franceses e polacos.
    Na abertura da sessão, o presidente da Bundestag, Norbert Lammert, honrou expressamente aqueles cidadãos da Alemanha que enfrentam a extrema-direita e o neonazismo.

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema