Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Experiência de Paz em Angola tem sido referência para solucionar conflitos africanos – embaixador

    Luanda – O embaixador da República de Cabo-Verde em Angola, Domingos Mascarenhas, disse hoje (terça-feira) em Luanda que a experiência da Paz em Angola tem sido uma referência para ajudar a resolver certos conflitos em muitos países africanos, destacando os da Guiné-Bissau e da República Democrática do Congo (RDC).
    Falando à Angop a propósito do dia 4 de Abril, consagrado em Angola a Paz e Reconciliação Nacional, o diplomata sublinhou que o caso de Angola é positivo devido à experiência que se tira para os processos de pacificação e de conservação da paz no continente africano.
    O chefe da missão diplomática de Cabo Verde em Angola instou para a necessidade de ser estudada, conhecida e considerada a experiência da pacificação neste país quando se trate de compreender outros casos de conflitos potenciais ou reais.
    “É preciso aprender com a história do povo angolano, embora cada caso seja um caso, marcado por especificidades que devem ser tidas em conta”, reconheceu.
    Ainda nesta óptica, a fonte considerou a todos os títulos louvável a disponibilidade de Angola em partilhar a sua experiência com todos países quanto se interessam por ela como referência para ajudar a resolver os casos de conflito.
    “Infelizmente, apesar dessa experiência, o nosso continente ainda é marcado por ameaças e a instabilidade que tem adiado a resolução de problemas estruturais de desenvolvimento económico e social”, enfatizou.
    Indagado sobre a cooperação entre Angola e o seu país desde o alcance da paz, há 10 anos, Domingos Mascarenhas considerou-a de excelente, cobrindo um leque diversificado de áreas, com tendência para se alargar a novos sectores, com vista a ganhar um alcance verdadeiramente estratégico para Cabo Verde.
    Por outro lado, mostrou o ensejo do seu governo de ver as relações económicas a ganharem mais dinâmica, com a ousadia dos empresários dos dois países para procurarem tirar partido das inúmeras e boas oportunidades de investimento que existem tanto em Angola como em Cabo-Verde.
    Acrescentou ainda, que no último mês de Março, os dois governos assinaram o Acordo sobre a Facilitação de Vistos, com objectivo de criar um quadro favorável à circulação de pessoas, proporcionando grandemente os negócios entre Cabo Verde e Angola.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema