O sector da Saúde é um dos que mais cresce no município da Jamba, 315 quilómetros a leste do Lubango, província da Huíla.
De acordo com administrador municipal, 14 unidades sanitárias foram construídas na Jamba nos últimos cinco anos, entre as quais um hospital municipal e dois centros de saúde, sendo um na comuna do Dongo e outro na de Chamutete.
Miguel Kassela afirmou que foram também construídos 11 postos de saúde em povoações e aldeias, onde estão colocados 36 enfermeiros, dois técnicos de laboratório, um técnico de farmácia e outro de estomatologia.
O responsável adiantou estar em fase de conclusão um posto de saúde no sector do Mucuio, comuna do Dongo e outro de tipo 1 na aldeia de Mbeu. Está ainda a ser construído um centro de saúde no bairro Lucunga, na sede municipal.
“Há um aumento considerável de infra-estruturas de saúde no município”, sublinhou, acrescentando que, este ano, o sector vai crescer ainda mais, em função dos projectos em curso.
A par disso, estão a ser realizadas outras acções, como a implantação de sistemas de água e outros equipamentos junto das escolas e postos médicos.
Destacou também a construção de residências para quadros, tendo sido já concluídas cinco na aldeia do Mbeu. Em construção estão cinco outras na povoação de para técnicos da Saúde e Educação. Miguel Kassela afirmou que o número de médicos no município ainda é insuficiente.
Recuperação das vias
O município da Jamba está a implementar um programa de recuperação de vias primárias, secundárias e terciárias para melhorar a ligação entre a localidade e circunscrições vizinhas. O programa está em curso desde 2011 e, entre as vias reabilitadas, constam as que ligam a sede municipal à comuna de Chamutete (com 105 quilómetros), o troço Jamba/Colui (26 km) e as vias terciárias que ligam a sede municipal às povoações de Jomba, Mucuio, Cussava e Mutiapulo. De acordo com o administrador, ainda este ano deve começar o asfaltamento dos 26 quilómetros do troço principal entre a sede municipal e a povoação de Colui, na estrada nacional nº 280.
Com mais de 126 mil habitantes, o município da Jamba é a maior potência mineira da província da Huíla, com enormes reservas de ferro, o que o torna numa das localidades mais ricas da província.
Fonte: JA