O Executivo está a elaborar o Plano de Desenvolvimento de Médio Prazo do Sector Agrário (PDMPSA) do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas como estratégia de longo prazo para incrementar a actividade agrícola.
Um boletim do Ministério divulgado ontem refere que o PDMPSA “é abrangente e articula um conjunto de programas e projectos definidos como prioridades para o sector agrário em todo o país”.
O Executivo, sublinha, pretende alcançar os objectivos estabelecidos na sequência do diagnóstico feito para materializar as políticas para agricultura, pecuária e florestas.
A estratégia para o sector agrário vai até 2025 e foram adoptadas medidas económicas, tecnológicas e legais para o seu desenvolvimento.
O Ministério considera que a reactivação da agricultura, da pecuária e da silvicultura depende das iniciativas e dos investimentos em curso no domínio da construção de infra-estruturas, formulação e aperfeiçoamento da legislação aplicável ao sector, investimentos em capital humano, desenvolvimento e transferência de tecnologias.
O Executivo, recorda o boletim, promove um ambiente económico favorável e políticas monetárias, fiscais e cambiais para estimular a participação do sector privado nos projectos de desenvolvimento agrícola.
Os desafios do sector este ano foram reforçados com a inauguração, na província do Huambo, do Laboratório Regional do Instituto de Investigação Veterinária, inaugurado no quadro das acções de reforço da capacidade técnica de produção de bens alimentar de qualidade na região pelo ministro da Agricultura, Pedro Canga. Foram ainda reabilitados os laboratórios veterinários da Huíla e de Cabinda.
Laboratórios
O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, garantiu na ocasião Pedro Canga , vai continuar a trabalhar para os laboratórios terem capacidade técnica e científica, de forma a corresponderem às exigências actuais. Com o investimento feito pelo Executivo, estão criadas as condições para garantir uma investigação de qualidade.
O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas também já inaugurou, no município da Quibala, província do Kwanza-Sul, um laboratório regionalpara garantir qualidade na investigação alimentar e animal. O Executivo angolano está empenhado em garantir que todos os angolanos tenham acesso a alimentos com qualidade e variedade adequada, de modo a contribuírem para o desenvolvimento humano, económico e social do país. Para tal, o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas está a desenvolver programas que visam o aumento da produção alimentar, sobretudo no sector familiar, em todas as regiões potencialmente agrárias.
FONTE: JA