O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, afirmou domingo, em entrevista ao “Espaço Público” da Televisão Pública de Angola (TPA), que o executivo da província e Endiama têm nos seus programas de investimento público para 2012 uma rubrica concernente a conservação do meio ambiente.
Ernesto Muangala disse, na ocasião, que o governo tem estado preocupado com a preservação e conservação do meio ambiente, realçando a existência de orientações expressas nesse sentido.
Disse haver acções em curso que visam a reposição dos solos e reflorestamento das áreas depois de trabalhos de extracção de diamantes.
Das medidas constam igualmente a criação de viveiros e recolha de sementes locais para o início da plantação da xeringueira (planta da burracha) nas zonas devastadas por actividades mineiras.
“Há acções desenvolvidas pela Endiama e suas associadas para dizer também que é uma das orientações a todos os projectos diamantíferos e eles têm cumprido”, referiu.
Informou que para defesa do meio está ser levado a cabo acções como a construção de bacias de decantação para evitar que o material provenientes das lavarias de tratamento sejam lançados directamente para os rios evitando o assoreamento e poluição dos mesmos
O governante indicou que a abertura de canais nos rios logo após extracção do minério, bem como a análise regular da água em pontos estratégicos para evitar que as populações locais consumam água contaminada são, entre outras, as medidas em curso na defesa do ambiente.
Fonte: TPA