Sexta-feira, Abril 19, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Executivo aposta na criação de mais postos de trabalho

    O Executivo está engajado na angariação de recursos financeiros para a criação de novos postos de trabalho, sobretudo para a juventude, declarou, esta quinta-feira, na cidade do Luena, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião.

    Ao discursar no acto central alusivo ao Dia da Paz e Reconciliação Nacional, Pedro Sebastião considerou necessário a implementação de mais investimentos públicos e privados, para tornar real a promessa de criação de empregos, em especial para a juventude.

    Em 17 anos de Paz e Reconciliação Nacional, sublinhou o ministro do Estado, os angolanos estão a reaprender o valor e sabor da tranquilidade, bem como dos seus benefícios e importância.

    Exortou, com efeito, a população a defender a paz com todas as forçar, visto ser a condição essencial para unidade nacional, reconciliação entre os filhos da mesma pátria, desenvolvimento económico e social e afirmação plena da cidadania.

    Lembrou que os anos de pacificação em Angola são uma evidência que o memorando de entendimento do Luena foi um êxito. “As armas se calaram e a chave deste sucesso é o perdão recíproco se ter estendido às mãos fraternalmente, respeitando o direito e a diferença do outro”.

    Na sua intervenção, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança defendeu uma cultura da paz envolvendo o combate à pobreza, às assimetrias regionais, desigualdades, discriminação, entre outros.

    Lembrou que o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) define como um dos objectivos estratégico a consolidação da paz, o reforço do estado democrático de direito, que constituem a base para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo.

    Pedro Sebastião informou que o Executivo está empenhado em ter estabelecimento de ensino com qualidade, melhores hospitais, saneamento básico, água potável e energia electrica para uma adequada qualidade de vida das populações.

    Por seu turno, o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, disse que a paz, no país, tornou possível, sobretudo, nesta região, a promoção e desenvolvimento da actividade agropecuária, agricultura familiar, educação e saúde, num trabalho realizado em conjunto com as igrejas, associações juvenis e outras organizações da sociedade civil.

    Sob o lema “Paz, Unidade e Desenvolvimento” o acto central decorreu no pavilhão gimnodesportivo “27 de Março”, arredores da cidade do Luena, com a participação de centenas de populares.

    As comemorações do 17º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, no Luena, foram marcadas pela inauguração de uma escola primária com 14 salas, bem como a reinauguração do centro regional Leste de Reabilitação Física.

    O estabelecimento de ensino do primeiro ciclo, com capacidade para albergar 400 alunos, foi inaugurado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da Repúbica, ao passo que o corte de fita da reinauguração do Centro de Reabilitação Física, criado em 1996, por uma organização não governamental americana, coube à ministra da Saúde, Silvia Lutukuta.

    Pedro Sebastião procedeu, igualmente, a entrega de 10 computadores de mesa à escola do primeiro ciclo do bairro campo, arredores da cidade do Luena.

    Antes, depositou uma coroa de flores ao Monumento da Paz, em memória aos heróis tombados pela causa da libertação nacional.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola com dificuldades de recuperar ativos de São Vicente

    "No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de ativos, ouvimos ontem as declarações...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema