Terça-feira, Abril 23, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Ex-soldado colombiano é condenado por participação no assassinato de presidente haitiano

    O ex-coronel do Exército colombiano German Rivera foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua por um tribunal dos Estados Unidos por seu papel na conspiração para matar o presidente haitiano Jovenel Moise, cujo assassinato em 2021 deixou um vácuo de poder que desestabilizou o país.

    Rivera se tornou no mês passado o segundo de três réus que até agora se confessaram culpados de acusações de participação em uma conspiração para matar Moise, que foi assassinado a tiros em seu quarto e sua esposa ferida quando homens armados invadiram sua casa à noite.

    Há um total de 11 réus no caso, e na semana passada a polícia do Haiti prendeu o ex-oficial de Justiça Joseph Felix Badio, acusado de ordenar o ataque — que os investigadores dizem ter sido executado por mercenários colombianos.

    Vários empresários também foram acusados de ajudar a financiar e a fornecer armas à missão.

    De acordo com um documento de confissão assinado pelo réu, Rivera, conhecido como Coronel Mike, fazia parte do comboio que se dirigiu à residência de Moise em Porto Príncipe, em uma encosta de uma colina, na noite do assassinato.

    Rivera também transmitiu aos co-conspiradores informações de que o plano original de sequestrar o presidente havia se tornado um plano para assassiná-lo, de acordo com seu pronunciamento na audiência.

    As gangues armadas expandiram enormemente o seu controle no país desde o assassinato, acumulando arsenais de armas semiautomáticas que se acredita serem em grande parte traficadas dos Estados Unidos e aumentando a sua riqueza por meio de frequentes sequestros e extorsões.

    Por Sarah Morland e Kylie Madry

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ministro vê “correção de rumo” na Petrobras; CEO destaca resultados

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira ver uma “correção de rumo” na Petrobras, após...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema